Últimas Notícias>Política
|
23 de agosto de 2010
|
13:16

Blogueiros progressistas defendem liberdade de expressão

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Encerrou, neste domingo (22), o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Cerca de 300 autores de blogs, reunidos na capital paulista, aprovaram uma carta de princípios. O  texto defende a liberdade de expressão, especialmente na internet, democratização da comunicação e a universalização da banda larga no Brasil. O documento encerra o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. O documento, também, apoia a  regulamentação dos artigos da Constituição Federal que tratam dos meios de comunicação no país e de incentivo a estruturas de financiamento para produtores autônomos. As propostas elencadas na manhã do domingo por grupos de trabalho foram apresentadas e aprovadas na plenária.

Também foi deliberada a realização de um segundo encontro, em data e local ainda a definir, além de eventos locais e regionais, e aprovadas moções de apoio e de solidariedade a jornalistas e comunicadores.

Uma das primeiras polêmicas entre os ativistas esteve relacionada ao próprio nome do evento. Enquanto alguns participantes defendiam outras opções de adjetivos aos blogueiros, ficou definida a manutenção do termo “progressistas”. O que seremos depende menos do nome e mais de nossa conduta daqui para frente”, resumiu Conceição Lemes, do Viomundo. A resolução teve apoio da maioria da plenária.

Preocupações em definir o movimento como suprapartidário e desvinculado de lideranças e correntes políticas específicas, em sublinhar a posição contrária à censura e em garantir o apoio à neutralidade da internet foram incorporadas à redação final do documento.

Com informação da Rede Brasil Atual


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora