Últimas Notícias>Política
|
28 de julho de 2010
|
18:24

TV é apontada como fonte principal de informação dos eleitores

Por
Sul 21
[email protected]

Lorena Paim

O Datafolha informa que a televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições 2010. Segundo o instituto de pesquisa, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para essa finalidade. Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um, enquanto conversas com amigos ou familiares são referidas por 6%.

Acima da média nacional, 70% dos nordestinos afirmam que a TV é a principal fonte de informação sobre os candidatos, e os moradores do Sudeste são os que menos preferem essa mídia (60%).

A TV é também o veículo mais citado pelos mais pobres: 68% entre os que têm renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, em contraposição aos 47% dos que ganham acima de dez salários mínimos.

O jornal, por sua vez, tem maior penetração entre os mais ricos: 24% dos que têm renda familiar mensal acima de dez mínimos.

O eleitor que usa internet talvez seja o que mais tem oferta de informações mas também é o que mais demonstra indecisão sobre em quem votar nas eleições de 3 de outubro. É outro dado da pesquisa Datafolha. Um cruzamento chama a atenção: embora só 7% dos eleitores se informem sobre os candidatos pela web, nesse universo há 32% que admitem ainda poder mudar o voto até 3 de outubro.

Com informações dos sites Folha e UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora