Últimas Notícias>Política
|
29 de julho de 2010
|
18:53

Tarso mantém 34% e Fogaça cai para 28% na preferência dos eleitores

Por
Sul 21
[email protected]

Apesar da vantagem, os dois candidatos estão empatados tecnicamente segundo Pesquisa Vox Populi Band

Rachel Duarte

O cenário de vantagem para o petista Tarso Genro e a permanência de uma alta rejeição à governadora Yeda Crusius (PSDB) se repetiu na nova pesquisa Vox Populi encomendada pela emissora Bandeirantes e o portal IG. A única diferença em relação a pesquisa feita em maio pelo mesmo instituto é que José Fogaça (PMDB) perdeu um ponto percentual, de 29% foi  para 28%. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (28) e mostra o candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul com 34% das intenções de voto. Yeda Crusius (PSDB) soma 12%. Como a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, Tarso e Fogaça estão tecnicamente empatados.

O candidato do PSOL, Pedro Ruas (PSOL), tem 1% da preferência do eleitor. No Estado, 20% dos eleitores não responderam ou ainda não sabem em quem votarão em outubro. Outros 5% disseram que pretendem anular ou votar em branco. O cenário, se mantido, levaria a disputa para o segundo turno, em outubro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral no último dia 17 sob os números 31.984/10, no Tribunal Regional Eleitoral (TER) do RS e 19.924/10, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na pesquisa espontânea (quando não é apresentada a lista com os candidatos aos eleitores), Tarso também lidera com 17%, enquanto Fogaça é citado por 15%, replicando mais uma vez a condição de empate técnico. Tarso tem desempenho melhor do que os demais adversários em praticamente todas as regiões do Estado, à exceção dos municípios médios, onde Fogaça, ex-prefeito de Porto Alegre, tem a preferência de 36% dos eleitores – contra 32% do petista. Na capital, Tarso tem 15 pontos percentuais a mais do que o peemedebista: 37% a 22%.

Apesar da distância em relação aos adversários, a governadora tucana, que tenta a reeleição, registrou evolução em comparação com a pesquisa realizada em janeiro, quando somava 7% das intenções de voto. O quadro de candidaturas observado na última pesquisa não tomava por base o registro oficial de candidaturas. A única alteração, entretanto, foi a entrada de Ruas na disputa, que contabilizou apenas 1% das intenções de voto.

Yeda acumula o maior índice de rejeição entre todos os postulantes ao governo: 39%. A pesquisa detectou ainda que 37% dos eleitores consideram o governo da tucana ótimo ou bom, enquanto outros 52% consideram a gestão péssima, ruim ou regular negativo.

Com informações do IG


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora