Últimas Notícias>Política
|
15 de julho de 2010
|
12:06

Parlamentar gaúcho apresenta projeto no Dia do Homem

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Hoje, 15 de julho, é comemorado no Brasil o Dia do Homem. Mundialmente, a data foi criada há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e apoiado pela Organização das Nações Unidas, em Viena. Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde masculina e incentivar uma mudança cultural que mantém os homens distantes dos consultórios médicos.

Desde 2009, foi implantada no Brasil a Política Nacional de Saúde do Homem, que ampliou o acesso da população masculina aos serviços de saúde. No final de junho deste ano, sugestões da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) foram acrescentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011, por decisão do senador Tião Viana (PT-AC).

No Rio Grande do Sul, o deputado estadual Marquinho Lang (DEM) propôs, nesta quinta-feira, 15, o Projeto de Lei n° 160/2010, instituindo a Política Estadual de Saúde do Homem.   A proposta é difundir informações e conceitos, de forma clara e simplificada, sobre o planejamento familiar, métodos contraceptivos, inclusive e principalmente sobre cirurgia de vasectomia e suas características. O projeto do deputado gaúcho propõe ainda ações de informação e de educação para adolescentes, conscientizando-os acerca do problema de gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis, a fim de reduzir sua incidência.

“Precisamos dar ênfase à prevenção”, afirma Lang. O deputado ressalta que “o Estado já possui políticas de saúde para a mulher e para a criança. Só falta inserir a do homem”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora