Últimas Notícias>Política
|
29 de julho de 2010
|
19:29

Lula autoriza obras de infraestrutura e dá largada na Copa no RS

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Com o bom humor de costume,  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Rio Grande do Sul e deixa um legado de investimentos em infraestrutura, habitação e melhorias para a cidade receber a Copa de 2014. Acompanhado de quatro ministros (dos Esportes, Orlando Silva; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; das Relações Internacionais, Alexandre Padilha, e o da Presidência, Luiz Lúcio), ele assinou contratos com a Caixa Econômica Federal para financiamento dos programas Pró-Transporte, Saneamento para Todos e Minha Casa, Minha Vida. O total liberado ao Estado  é de R$ 596,7 milhões. O evento ocorreu após às 11h, no interior da Usina do Gasômetro.

Lula também assinou contratos de financiamento para a duplicação e melhoramentos da BR-116, no segmento até Pelotas. Ao mesmo tempo, no município de Estrela, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, acompanhado do senador Sérgio Zambiasi (PTB), assinou ordem de serviço para a duplicação da BR-386, no trecho entre Tabaí e Estrela. Esse conjunto de obras rodoviárias totaliza investimentos de mais de R$ 1,1 bilhão.

Para o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT), um dos representantes da Região Metropolitana presentes ao evento, as obras vão complementar as obras  que já estão sendo feitas no trecho de Porto Alegre a Novo Hamburgo. “Com estas rodovias, vamos ficar com mais condições de proporcionar um maior desenvolvimento para todos os quadrantes do Estado. Facilitará o acesso ao Porto de Rio Grande”, disse o prefeito.

Depois de afirmar que nada tinha a declarar, mas que não resistiria a falar ao público e à imprensa presente, o presidente disse que só pôde investir em infraestrutura, porque a dívida externa foi paga. “Desde o governo Geisel, não se investia em infraestrutura. E não estou aqui criticando outros governos ou outros ministros. Mas, depois dele, não era possível investir em função da nossa dívida externa. Hoje nós nos orgulhamos de não ter deixado nenhum pagamento de obra atrasado ”, disse.

Começou a Copa no RS

Foto: Bruno Alencastro

Depois da cerimônia no Gasômetro, Lula seguiu para o Beira-Rio, onde deu a largada no início das obras de revitalização do estádio para a Copa do Mundo de 2014. Acompanhado do ministro dos Esportes, Orlando Silva, Lula recebeu uma flâmula do Inter das mãos do capitão Bolívar, ao som do hino do Internacional.

Para o jogador, é uma honra fazer parte da história do Clube que irá sediar os jogos do mundial. “Esse dia está sendo muito importante, porque simboliza essa conquista do Inter e ainda mais com a satisfação de ter vencido o São Paulo ontem (28), pela Libertadores”, comemorou o zagueiro.

Lula ganhou uma camiseta de número 10 personalizada com seu nome. Conhecido por gostar de futebol, principalmente do Corinthians, o presidente deixou bem claro seu apreço pelo Inter, uma espécie de segundo time. “Sou torcedor do Inter, para tristeza dos meus companheiros que são gremistas, como o prefeito Fortunati (José Fortunati) aqui. É um dos times mais organizados do Brasil”, elogiou o presidente.

Após a cerimônia no Inter, Lula seguiu para Santa Cruz, ondeentrega veículos adquiridos por agricultores familiares participantes do programa Mais Alimentos. Ele também visita as instalações do projeto “Sistemas Camponeses de Produção de Alimentos, Energias Renováveis e Serviços Ambientais e Agroindústria de Cana e Extração de Óleo Vegetal”.

À noite, estará em Porto Alegre.  Vai participar, no Gigantinho, de comício, ao lado da candidata petista à presidência, Dilma Rousseff, e do candidato ao governo do RS, Tarso Genro (PT).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora