Últimas Notícias>Política
|
14 de julho de 2010
|
11:25

Governo Federal avança na construção do trem-bala

Por
Sul 21
[email protected]

O Brasil parece ter avançado na construção do Trem de Alta Velocidade (TAV). Foi lançado nesta terça (13), o edital de licitação para a contratação das empresas que ficarão responsáveis pela obra. A intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que o “trem-bala” esteja pronto até 2016, quando o Brasil sedia os Jogos Olímpicos.

“Boa parte da infraestrutura que estamos fazendo queremos que esteja pronta até as Olimpíadas de 2016 e acho plenamente possível inaugurar o trem-bala até 2016”, ressaltou durante discurso. O meio de transporte rápido ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Lula também defendeu a retomada do transporte ferroviário tanto de cargas quanto de passageiros e lembrou que há cerca de 15 anos o Brasil não fabrica um trilho.

A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, afirmou que o projeto do TAV reflete o amadurecimento econômico do Brasil. “O mundo nos enxerga como hoje estamos: prontos para receber esses investimentos.”

Durante a cerimônia, o presidente assinou mensagem que encaminha ao Congresso Nacional um projeto de lei para criar a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav). A instituição será vinculada ao Ministério dos Transportes e fiscalizará o andamento do projeto.

O custo do TAV está estimado em R$ 33,1 bilhões. O preço máximo recomendado pelo Tribunal e Contas da União (TCU) para a passagem da classe econômica é de R$ 199,80.

Licitação

O aviso de licitação estará disponível no site da ANTT a partir desta quarta-feira (14). As empresas interessadas em participar do empreendimento terão de entregar os envelopes com a documentação solicitada pelo governo até 29 de novembro na sede da BM&FBovespa. O leilão está marcado para ocorrer no dia 16 de dezembro.

Com Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora