Últimas Notícias>Política
|
19 de junho de 2010
|
16:15

PTB formaliza apoio à candidatura de Serra

Por
Sul 21
[email protected]
Público presente na convenção nacional do PTB

O PTB conseguiu abafar divergências internas e oficializou, nesta sexta-feira (19), o apoio formal à candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência. O presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson (RJ), comemorou a aprovação da adesão à coligação do tucano. O resultado da convenção nacional, porém, exigiu a costura de um pacto interno para evitar que fosse exposta a preferência da bancada federal do PTB à candidatura da petista Dilma Rousseff à sucessão presidencial. O líder do PTB, Jovair Arantes (GO), concordou em não apresentar ofício para que fosse analisada a possibilidade de o partido apoiar a candidatura de Dilma.

Além disso, o deputado federal Benito Gama (PTB) foi anunciado como possível vice do candidato à presidência José Serra (PSDB) e deve disputar a vaga com o DEM. “Estou muito honrado com a indicação do meu partido”, disse Gama durante convenção estadual do PTB, na manhã deste sábado (19), em São Paulo. “Eu aceito a lembrança do meu nome”, disse o deputado. “O PTB entra de corpo e alma na candidatura de Serra”, afirmou.

O pacto para afastar a possibilidade de apoio à candidata petista foi negociado por Roberto Jefferson. “É um ajuste que fizemos, entendendo que a prioridade é o crescimento do partido”, justificou o líder petebista. Como o objetivo central do PTB nesta eleição, enfatizou o líder, é aumentar a bancada, prevaleceu o acordo contra rachas e confrontos com a presidência.

“Não é toda a bancada (federal) que está com Dilma”, minimizou Roberto Jefferson. Segundo informações do jornal Estado de S. Paulo, o ex-parlamentar acredita que a eleição será decidia em dois turnos. Ele d


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora