Últimas Notícias>Política
|
19 de junho de 2010
|
15:55

Psol oficializa Pedro Ruas como candidato ao Piratini

Por
Sul 21
[email protected]
Luciana Genro, Pedro Ruas e Marliane Santos na convenção do Psol

Clarissa Pont

[email protected]

Na tarde deste sábado (19), o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), reunido na Igreja Nossa Senhora da Pompeia em Porto Alegre, homologou a candidatura do advogado trabalhista e vereador da Capital Pedro Ruas a governador do Estado. Ruas foi escolhido por unanimidade e a chapa é composta pela educadora e dirigente do Cpers/Sindicato Marliane Ferreira dos Santos como candidata à vice.

“Temos uma chapa que vai crescer, inclusive, pelos erros dos nossos adversários, que são muitos e que caem cada vez mais em contradição”, disse Ruas. “O voto no Psol é o voto na esquerda. Não ‘um’ voto na esquerda, mas ‘o’ voto na esquerda. Quero ir para o debate com Yeda Crusius – com os outros candidatos também, é claro, mas especialmente com Yeda. Para cobrar diretamente dela a corrupção que denunciamos neste governo. O combate à corrupção é obrigação de um partido popular e social”.

Ruas também defendeu uma revisão da dívida do Estado com a União: “Eu acredito que ela já tenha sido paga várias vezes. Que dívida é essa, que quanto mais se paga mais aumenta? Temos que mostrar quem sempre ganha, enquanto há miseráveis no Rio Grande do Sul. É nosso papel mostrar que isso não é destino e denunciar porque isso acontece.”

Concorrem ao Senado o professor da UFPel Luiz Carlos Lucas e a funcionária da Ufrgs Bernardete Menezes, a Berna. Na disputa pela primeira cadeira do Psol na Assembleia Legislativa, estão 39 candidatos, entre eles, o presidente regional do partido, Roberto Robaina. Disputam a Câmara Federal 37 candidatos: Luciana Genro busca a reeleição, assim como seu suplente Geraldinho, que assumiu o mandato durante quatro meses, em 2009.

Apoio de Heloísa Helena a Marina constrange o Psol

No entanto, nem tudo é consenso no partido. Ao defender a candidatura da senadora Marina Silva (AC) à Presidência da República pelo PV, a presidente do Psol, Heloísa Helena (AL), causou constrangimento ao partido, que tem como candidato Plínio de Arruda Sampaio.

Na última sexta-feira (18), Arruda Sampaio, defendeu em seu Twitter que, caso Heloísa Helena “tiver declarado apoio a outra candidatura à presidência, que não a do partido”, ela deveria abandonar o comando da legenda. “Se Heloísa tiver declarado apoiar outra candidatura, não pode seguir na presidência do Psol, por não defender a política do partido”, declarou.

O presidenciável também afirmou que os líderes devem se reunir para debater as declarações da candidata ao Senado. “A direção nacional se reunirá para discutir as declarações atribuídas a Heloísa Helena, que se especializa em criar constrangimentos ao Psol”, resumiu.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora