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30 de junho de 2010
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18:03

Comitê aposta em orçamento do PAC para obras viárias da Copa 2014

Por
Sul 21
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Clarissa Pont

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O Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre esteve reunido na manhã desta quarta-feira (30) com o prefeito José Fortunati para discutir alternativas aos já congestionados principais acessos à capital. A questão se torna ainda mais necessária com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, já que é fundamental o término destas obras viárias até o evento.

De acordo com o coordenador do Comitê, deputado estadual Ronaldo Zülke (PT), as vias que demandam solução urgente são as avenidas Castelo Branco, Ernesto Neugebauer, Voluntários da Pátria, João Moreira Maciel, Farrapos, Assis Brasil e Bento Gonçalves. Enquanto a prefeitura alega não dispor de orçamento para as obras, o Comitê aguarda por celeridade na construção de um projeto que ainda possa fazer parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Segundo Fortunati, o município não possui orçamento para sequer pensar no assunto. Com a reunião, o Comitê pretendia justamente apresentar sugestões e demandar da Prefeitura um projeto básico que solucione o congestionamento da entrada da cidade. “O Dnit tem promovido diversas intervenções na BR-116 para minimizar a situação dos engarrafamentos diários, porém, de nada adianta todo esse esforço se, na entrada da capital, o trânsito para”, observa Zülke.

O Comitê aposta que o projeto básico esteja pronto em, no máximo, três meses. Com ele em mãos, é possível angariar recursos para viabilizar a obra. “Diante das dificuldades que a Prefeitura enfrenta, o caminho será criar uma parceria entre município, Estado e União, até porque este não é um problema só de Porto Alegre, mas da região metropolitana como um todo”, avalia Zülke.

O deputado ressalta a importância das obras que já estão sendo financiadas com recursos do orçamento do governo federal, por meio do PAC, sem a necessidade de pedágios. “Uma solução definitiva para os problemas de trânsito na BR-116 só virá com a conclusão das obras da BR-448”, sustenta.

Zülke reafirmou que o Comitê continuará acompanhando as obras de duplicação da ERS-118, que cruza Gravataí e é considerada uma das estradas mais violentas do Estado. “A ERS-118 amarga a média de uma morte por atropelamento a cada 18 dias”, lamentou. A BR-448 é uma obra indispensável para o Estado, conhecida como Rodovia do Parque, é a grande esperança de solução para o caos da BR-116, no trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.

Recentemente, o Comitê promoveu uma série de visitas às obras na BR-116 e BR-448. A atividade contou com a presença do diretor de Infraestrutura Terrestre do DNIT, Hideraldo Caron. O engenheiro destacou, entre as obras, o viaduto da Unisinos, com 25 metros de largura e rara beleza arquitetônica. Além disso, anunciou que, já em setembro, o trânsito na primeira alça do viaduto do Rincão, em Novo Hamburgo, deve ser liberado.

Em julho, segundo Caron, deve ser concluído o projeto de melhorias na BR-116, obras que visam melhorar o trânsito na rodovia enquanto as obras da BR-448 são executadas. Entre elas, a instalação do Serviço de Atendimento ao Usuário, a abertura de vias laterais e de terceiras faixas, além de mais viadutos e passagens.

Zülke acompanha o tema desde o lançamento do projeto para a BR-448 pelo governo Lula, por meio de Medida Provisória, em 2005. “Construir esta rodovia sem pedágios e com recursos garantidos é uma conquista dos gaúchos”, festejou. Empolgado com andamento da maioria das obras, o deputado anunciou que o comitê deve ampliar a pauta de trabalhos para o período. Devem ser incorporados os temas do trajeto do Trensurb em Canoas; a ponte sobre o Guaíba e o acesso à capital.

Sobre a reunião desta quarta-feira (30), a avaliação é positiva. “A reunião foi boa porque nos permitiu colocar o tema na pauta política da cidade. O acesso à capital e o gargalo na Mauá e na Castelo Branco preocupa a todos e é uma questão que precisa ser resolvida”, avalia Zülke.


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