Últimas Notícias>Política
|
30 de junho de 2010
|
18:09

Casarão do século 18 abriga memorial da Assembleia

Por
Sul 21
[email protected]

A Assembleia Legislativa deu início às atividades do Memorial do Legislativo na quarta-feira (30). A solenidade ocorreu no prédio do Memorial, na rua Duque de Caxias, 1.029, ao lado do Palácio Piratini.

Concluído em 1790, o casarão da Duque de Caxias foi a primeira sede do Parlamento gaúcho, entre 1835 e 1967. É a construção pública mais antiga da Capital, e por ela transitaram figuras políticas históricas do Rio Grande do Sul como Bento Gonçalves, Gaspar Martins, Assis Brasil, Getúlio Vargas, João Neves da Fontoura, José Antônio Flores da Cunha, e os constituintes de 1947 – Daniel Krieger, Fernando Ferrari, João Goulart, Brito Velho, Leonel Brizola e Mem de Sá.

O projeto do Memorial do Legislativo teve início em 2004, na gestão do então presidente da Assembleia Vieira da Cunha (PDT). De acordo com a coordenadora do espaço cultural, Regina Becker, as portas estarão abertas ao público das 8h30 às 18h30min.

O local reunirá o acervo documental e iconográfico da história política legislativa do Estado: a documentação parlamentar, o arquivo fotográfico, as coleções de jornais como A Federação, as atas das sessões plenárias, os anais da Casa e os processos legislativos e administrativos de interesse de pesquisadores. Além de servir como ponto turístico, o local também possibilitará a realização de trabalhos escolares.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), afirmou que o Memorial será mais um lugar para a realização de reuniões políticas e para recepcionar o povo. Segundo ele, o novo espaço levará às gerações futuras as páginas já escritas da história, com o registro oficial da construção da democracia. (Agência de Notícias da Assembleia Legislativa).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora