Últimas Notícias>Política
|
29 de junho de 2010
|
17:49

Ativistas contestam buscas por desaparecidos no Araguaia

Por
Sul 21
[email protected]

Josias Bervanger

[email protected]


Criado pelo Ministério da Defesa, o GTT (Grupo de Trabalho Tocantins) reiniciou no último sábado (26) as buscas por vestígios de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia em operações do Exército Brasileiro na região do Sul do Pará e norte do Tocantins, entre 1972 e 75, período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). A procura tinha sido suspensa em outubro de 2009, segundo o Ministério da Defesa, em razão das chuvas na região.

As buscas pelos desaparecidos iniciaram em abril de 2009, somente depois que em março do mesmo ano, a Corte Interamericana da OEA (Organização dos Estados Americanos) aceitou a solicitação da sua Comissão de Direitos Humanos desta entidade internacioanl, de julgar o Brasil pelo caso do desaparecimento de 70 pessoas, entre camponeses e membros do Partido Comunista do Brasil, ligadas à Guerrilha do Araguaia.

Para a enfermeira Crimeia Almeida, que teve seu marido André desaparecido nos episódios de 1972 a 75, a ação do Ministério da Defesa em procurar os desaparecidos e recuperar a memória dos confrontos na região não passa de um “jogo de cena”. “Quando o ministro Jobim criou este grupo de trabalho, a Comissão de Mortos e Desaparecidos se reuniu com o ministério para tratar o tema. Para nossa surpresa, já estava tudo pronto, e o grupo estava formado. Imaginem um grupo de trabalho formado por militares atuando numa região pouco povoada, querendo buscar informações sobre desaparecidos políticos em confrontos com próprios militares. Quem é que vai dar depoimento para o próprio Exército nesse caso? Já estive na região e as pessoas sentem-se acuadas em prestar informações”, frisa.

Crimeia lembra que foi solicitado ao Ministério da Defesa um acompanhamento dos familiares dos desaparecidos nas buscas, mas o pedido foi negado. Segundo a ativista dos Direitos Humanos, as pesquisas do grupo de trabalho apresentam falhas óbvias, como nos levantamentos fotométricos do terreno, em que são analisadas as imagens do solo para buscas de vestígios. Além disso, aponta desrespeito a regras forenses de identificações de corpos, e a utilização de fotos de desaparecidos são fornecidas pelo próprio exército, em detrimento de imagens apresentadas por familiares das vítimas, o que dificultaria a identificação e a pesquisa por informações junto aos moradores da região.

“O ministro Nelson Jobim (Defesa) só tomou a iniciativa de criar este grupo de trabalho de buscas em abril de 2009, exatamente, um mês após as denúncias na OEA serem aceitas pela Corte”, comenta a também ativista dos direitos humanos Suzana Lisboa, membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Julgamento do Brasil na Corte da OEA

Em maio deste ano, a Corte Interamericana julgou o Brasil pelo caso Araguaia (caso 11.552), de autoria de Júlia Gomes Lund, mãe de Guilherme Lund. Ele desapareceu no episódio de detenção, tortura, assassinato e seqüestro de pelo menos 70 pessoas, entre 1972 a 75. Esta foi a primeira vez que a entidade internacional julgou um acontecimento referente à ditadura militar do Brasil. O veredito sobre o caso ainda não foi dado pela Corte.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora