Últimas Notícias>Política
|
31 de maio de 2010
|
18:18

Receita baixa 3,5 milhões de empresas inativas do CNPJ

Por
Sul 21
[email protected]

A  Receita  Federal  do  Brasil  baixou  cerca  de  3,5  milhões  de empresas inativas do CNPJ (Cadastro  Nacional  de  Pessoa Jurídica), de acordo com  IN 1035/2010, publicada no Diário Oficial da União de hoje. A medida tem por objetivo facilitar a vida do contribuinte, pois regulariza a situação cadastral automaticamente, eliminando as pendências geradas por obrigações acessórias. A ação abrange apenas as empresas cuja inaptidão ocorreu até 31/12/2008.

A partir de agora, tais empresas estão desobrigadas de apresentar declarações e demonstrativos exigidos pela RFB e isentas das penalidades decorrentes do descumprimento dessas obrigações acessórias.

As pessoas físicas  obrigadas a apresentar a declaração de imposto de renda dos exercícios de 2006 a 2009, ano base 2005 a 2008,  por fazerem parte de uma empresa inativa,  estão dispensadas da obrigatoriedade de apresentação da Declaração da Pessoa Física, desde que a única condição para a obrigatoriedade for essa participação.

As inscrições no CNPJ baixadas nos termos dessa Instrução Normativa poderão ser consultadas na página da Receita, na opção: “Emissão do comprovante de inscrição e de situação Cadastral”.

Com Assessoria de Comunicação da Receita Federal


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora