Últimas Notícias>Política
|
21 de maio de 2010
|
16:12

Porto Alegre comemora Dia Internacional da Biodiversidade

Por
Sul 21
[email protected]

O Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, concentrou  as comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade. Uma vez por ano, desde 2007, um conjunto de entidades da sociedade civil do campo e da cidade se encontra em frente ao Mercado Público, para mostrar sua produção e conversar com a população.  As atividades têm como ponto principal de concentração justamente o 20 de maio, mas a programação acontece durante toda a semana.

Um dos principais agitadores do encontro é a entidade internacional de luta ambiental Núcleo Amigos da Terra, que realiza, desde o ano passado, uma forte campanha contra a expansão das áreas com plantações de árvores exóticas no Rio Grande do Sul. “Esta campanha visa evitar a instalação de plantações de árvores exóticas em larga escala nos campos nativos gaúchos, com seus inúmeros impactos negativos: diminuição do fluxo de água dos rios, a seca de vertentes e córregos, o aumento da salinidade e acidez dos solos, a extinção de inúmeras espécies de plantas e animais nativos, de paisagens e de culturas e o aumento do êxodo rural nas regiões afetadas”, explica Fernando Campos Costa, vice-presidente do NAT Brasil, que  também trabalha em articulação com organizações e movimentos do Cone Sul. A Argentina e o Uruguai realizam intensa luta contra os projetos das grandes fábricas e plantações de celulose em seus territórios.

Zé da Terreira levita o público durante o 4º Dia da Biodiversidade no Largo Glenio Peres, em Porto Alegre. Foto: Adriano Marcelo Santos

Em diversas capitais brasileiras, o dia também foi lembrado. A Fundação SOS Mata Atlântica comemorou o Ano Internacional da Biodiversidade e o Dia Nacional da Mata Atlântica. O evento pretende sublinhar que hoje restam apenas 7,91 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares da Mata Atlântica, que se estendia ao longo de 17 Estados e abrangia originalmente 1.315.460 km². “Para conservar o bioma, adotamos duas posturas: recuperar a mata através do plantio de árvores e incentivar a criação de Unidades de Conservação, geralmente Reservas Particulares de Patrimônio Natural”, resume Márcia Hirata, diretora de gestão do conhecimento da ONG.

Para chamar a atenção de crianças e adultos para a importância da proteção da biodiversidade brasileira e da crescente da taxa de extinção de animais, 15 jardins zoológicos de todo o Brasil também terão atividades especiais, neste sábado (22/5), em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade.

Ao chegar ao zoológico, os visitantes vão poder conhecer, de forma divertida, ações de proteção da biodiversidade e o que podem fazer para proteger o meio ambiente. Além disso, durante todo o dia uma oficina vai ensinar as crianças a fazerem suas próprias máscaras com a face de animais. Serão 10 bichos da fauna brasileira, das mais variadas espécies. Quem participar da oficina poderá escolher entre capivara, onça, lobo-guará, sagui, tamanduá, quati, urubu-rei, papagaio, gavião real e coruja para fazer sua máscara.

Participam da atividade em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade os zoológicos de Bauru (SP), Brasília (DF), Manaus (AM), de Ilha Solteira (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte (MG), de Porto Alegre (RS), Balneário Camboriu (SC), Curitiba (PR), Mangal das Garças (PA), de Gramado (RS), João Pessoa (PB), Recife (PB), Parque Ambiental Chico Mendes (AC) e de São Carlos (SP).

O evento é organizado pela agência de cooperação técnica alemã GTZ e Sociedade Brasileira de Zoológico com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora