Últimas Notícias>Política
|
26 de maio de 2010
|
17:05

Pesquisa do PNUD aponta principais valores dos brasileiros

Por
Sul 21
[email protected]

Josias Bervanger

[email protected]

O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgou nesta terça-feira (25), a segunda etapa do relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro. O ponto de partida foi uma consulta ampla e aberta à sociedade brasileira, denominada ‘Brasil Ponto a Ponto’, realizada por meio de textos e fotos de pessoas que registraram suas opiniões no site.

Meio milhão de pessoas disseram o que precisa mudar no Brasil para melhorarem suas vidas. O bem estar do próximo e da humanidade, junto com a estabilidade social, é o principal valor dos brasileiros.

O relatório aponta que 8,8 % dos que responderam apontam e o bem estar do próximo como o principal valor. Depois aparecem o bem-estar da humanidade e da natureza com 8.5%, seguido da estabilidade social com 8,3. A autonomia é o principal valor para 8,2% e a tradição para 8,2% dos que responderam.

Outra pergunta que o estudo buscou responder é como são formados estes valores. De acordo com o levantamento, 43,1% afirmaram que a responsabilidade em ensinar valores é da família. A escola vem em segundo lugar, indicada por 24,75%, e 14,05% disseram que a religião é a principal responsável em formar valores. Já 11,25 apontaram o governo, 4,55% os amigos e somente 2,3% a mídia.

Outro dado que chama a atenção é a preocupação com a violência. 90,1 % acreditam que a violência vem crescendo. A violência que mais incomoda é a dos bandidos, dizem 56%. Já 23% acham que a violência que mais incomoda é na família.

O Perfil dos Valores dos Brasileiros (PVB) vai encerrar com a definição do novo IDH-M (Índices de Desenvolvimento Humano dos Municípios). Este é um indicador de qualidade de vida e distribuição de renda no país. O Brasil tem um IDH-M defasado, o que reflete a falta de dados e as dificuldades de se analisar a evolução do desenvolvimento. O último IDH-M é de 2000.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora