Últimas Notícias>Política
|
16 de maio de 2010
|
14:11

Ato contra declarações de Dom Dadeus Grings acontece na próxima quarta, 19

Por
Sul 21
[email protected]

O grupo Nuances está organizando um ato em frente à Catedral Metropolitana de Porto Alegre para o meio-dia da próxima quarta, 19 de maio, em protesto às declarações consideradas homofóbicas do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. No mesmo dia, será realizado em Brasília um ato em defesa da aprovação do Projeto de Lei 122, que prevê a criminalização da homofobia. O texto, que começou a tramitar em 2006, aponta as manifestações que podem constituir homofobia, e para cada modo de discriminação há uma pena específica, que atinge no máximo 5 anos de reclusão. Para os casos de discriminação no interior de estabelecimentos comerciais, os proprietários estão sujeitos à reclusão e suspensão do funcionamento do local em um período de até três meses. Também será considerado crime proibir a livre expressão e manifestação de afetividade de cidadãos homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais.

A reação das entidades representantes da diversidade sexual deveu-se a declarações do Arcebispo Dom Dadeus Grings, durante a abertura da assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Na ocasião, disse que “assim como hoje se fala em direitos dos homossexuais, daqui a pouco vão achar os direitos dos pedófilos”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil prontamente se apressou a dizer que o arcebispo não estava falando em nome da Igreja Católica.

As afirmações, no entanto, provocaram indignação em cadeia. No Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Cpers/Sindicato) e o Conselho Regional de Medicina (Cremers) emitiram notas de repúdio.  A manifestação da próxima quarta-feira está sendo apoiada, além do Nuances, pelo grupo Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade; Liga Brasileira das Lésbicas; e pelo grupo Identidade (Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul).

(com Nuances/ Não a homofobia)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora