Últimas Notícias>Internacional
|
24 de maio de 2020
|
22:52

EUA anunciam proibição de entrada de pessoas vindas do Brasil devido ao coronavírus

Por
Sul 21
[email protected]
EUA anunciam proibição de entrada de pessoas vindas do Brasil devido ao coronavírus
EUA anunciam proibição de entrada de pessoas vindas do Brasil devido ao coronavírus
Donald Trump e Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Da Redação*

A partir da próxima sexta-feira (29), os Estados Unidos passarão a barrar a entrada de viajantes vindos do Brasil devido à pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A decisão, anunciada neste domingo (24), foi oficializada por meio de um decreto assinado pelo presidente Dolnad Trump.

“Hoje o presidente tomou a ação decisiva para proteger nosso país, ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no país durante um período de 14 dias antes de buscar a admissão nos Estados Unidos”, diz um comunicado deste domingo da secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany.

Estarão isentas da restrição pessoas que vivem no país ou que são casadas com cidadães americanos ou que possuam residência permanente no país, membros de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem nos EUA a convite do governo americano. A proibição também não se aplica a filhos ou irmãos de americanos ou residentes permanentes que tenham menos de 21 anos.

Devido ao avanço do coronavírus no Brasil, que já é o segundo país com maior número de casos confirmados,  o presidente dos EUA já havia sinalizado a intenção de tomar a medida há alguns dias. No dia 19 de maio, Trump afirmou a repórteres na Casa Branca estava “considerando isso”. “Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo”, disse Trump na ocasião. Com 363.211 casos confirmados de covid-19 e 22.666 mortes pela doença, o Brasil está atrás apenas justamente dos EUA em número de pessoas contaminadas.

O comunicado deste domingo ainda afirma que os EUA “doarão 1.000 ventiladores para o Brasil para ajudar nas necessidades de saúde” e que “essas restrições de viagem são projetadas para proteger os cidadãos dos Estados Unidos e do Brasil e não refletem de forma alguma uma redução no forte relacionamento bilateral entre nossos dois países”.

*Com informações do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora