Últimas Notícias>Internacional
|
24 de fevereiro de 2020
|
11:20

‘Teremos que criar nossa própria mídia para sobreviver’: como Bernie Sanders virou apresentador de TV nos anos 1980

Por
Sul 21
[email protected]
‘Teremos que criar nossa própria mídia para sobreviver’: como Bernie Sanders virou apresentador de TV nos anos 1980
‘Teremos que criar nossa própria mídia para sobreviver’: como Bernie Sanders virou apresentador de TV nos anos 1980
O ‘Bernie Speaks With the Community’ foi idealizado pelo próprio Sanders quando era prefeito de Burlington. (Reprodução)

Opera Mundi

“Teremos que criar nossa própria mídia para sobreviver”, dizia o recém-eleito prefeito independente da cidade de Burlington, no Estado de Vermont, em 1980. Mal acabava de assumir o cargo, Bernie Sanders já dava sinais de que enfrentaria os pequenos poderes locais como jornais e emissoras de televisão, além de desafiar a hegemonia dos partidos Republicano e Democrata da cidade.

Para estabelecer contato direto com a população, o pré-candidato à presidência dos EUA nas eleições de 2020, que já se dizia “socialista”, estreou em 1986, em seu sexto ano à frente da prefeitura de Burlington, o Bernie Speaks With the Community (Bernie fala com a comunidade), programa de televisão que era exibido toda quinta-feira, às 16h, pelo Canal 15, a emissora pública da cidade.

“Estou muito feliz com esse programa para comunicar para as pessoas da cidade as prioridades do nosso governo. A base desse programa será a informalidade, é basicamente uma oportunidade de dialogar com as pessoas da cidade”, destaca Sanders no primeiro episódio que foi ao ar em março de 1986.

Apesar de conter trechos de coletivas, pronunciamentos de gabinete e informes municipais, o Bernie Speaks era conduzido de maneira informal – quase amadora – pelo próprio prefeito que, por diversas vezes, caminhava pelas ruas de Burlington conversando com os moradores sobre temas que iam desde vida cotidiana e drogas até comunismo e democracia.

Em alguns episódios, é possível assistir Sanders andando a cavalo, jogando hóquei, conversando com crianças do jardim de infância e até acompanhá-lo em sua viagem de lua de mel na cidade de Yaroslavl, na extinta União Soviética.

Em 1988, conduzindo o programa já há dois anos, Sanders entrevistou pessoas que passeavam por um shopping de Burlington, e questionou dois jovens punks sobre o modelo ideal de sociedade para eles, resultando em uma conversa sobre anarquismo, capitalismo, roupas e penteados.

“Em qual sociedade você gostaria de viver?”, perguntou o então prefeito a Mike Blair, um punk que vivia na zona sul da cidade e se definia como “um anarquista”, embora afirmasse que “o comunismo não me incomodaria nem um pouco”.

“O verdadeiro comunismo não me incomodaria, onde aconteceria… nenhuma liberdade de mercado, porque todo mundo teria uma chance de viver com segurança”, responde Blair. O jovem punk ainda faz críticas ao modelo de governo norte-americano e diz que “o modo como vivemos nessa sociedade não é uma verdadeira democracia”.

Mesmo durante os programas, o prefeito não deixava de criticar a imprensa local e os monopólios de comunicação, lembrando os motivos pelos quais o Bernie Speaks foi criado. “Se vocês acham que a função do Canal 3 ou [do jornal]Burlington Free Press é informar vocês sobre o mundo em que vivem, vocês estão enganados. A função da mídia privada é fazer dinheiro para os donos das mídias, é um negócio. A mídia de massas neste país é propriedade de pessoas muito ricas”, afirmou o então prefeito durante uma palestra em 1987, exibida em seu programa.

Após quatro mandatos consecutivos de dois anos cada, Sanders anunciou, em 1988, que não buscaria a reeleição para a prefeitura de Burlington. O anúncio de que não concorreria a um novo mandato foi inclusive transmitido peloBernie Speaks, sendo um dos último programas a ser exibido pela TV pública da cidade.

Todos os episódios do programa “Bernie Talks With the Community” estão disponíveis no site do Center For Media and Democracy.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora