Últimas Notícias>Internacional
|
10 de fevereiro de 2020
|
13:48

Presidente de El Salvador manda Exército invadir Parlamento para ‘pressionar’ deputados

Por
Sul 21
[email protected]
Militares entraram armados no Parlamento para pressionar deputados. Reprodução/Twitter

Opera Mundi

Sob ordens do presidente Nayib Bukele, militares e integrantes da Polícia Nacional Civil (PNC) de El Salvador invadiram neste domingo (09/02) a sala de sessões da Assembleia Legislativa do país para “pressionar” pela aprovação de um empréstimo de US$ 109 milhões para financiar um plano de segurança.

A “sessão” que discutiria a medida havia sido convocada de forma extraordinária pelo próprio presidente para este domingo. No entanto, poucos deputados apareceram, o que impediu a aprovação. Muitos deixaram a Casa no momento da entrada das Forças Armadas.

Com a consolidação do movimento golpista, Bukele fez um discurso aos apoiadores reunidos na frente do Congresso e “deu” uma semana “de prazo” para que os deputados aprovassem o empréstimo. Caso contrário, mandaria de volta o Exército para o Parlamento.

O presidente disse também que os deputados, os quais classificou de “sem-vergonhas” e “delinquentes”, sairiam “pela porta dos fundos” da Assembleia nas próximas eleições, em fevereiro de 2021.

“Se, em alguns meses, vamos ter esta Assembleia, por que vamos tomá-la pela força?”, questionou Bukele frente a seus apoiadores. “Peço a vocês paciência.”

Nayib Bukele, presidente de El Salvador (Reprodução)

Plano de segurança

O financiamento, que, segundo o governo, será usado para combater gangues que agem no país,2 já havia sido rejeitado pelo órgão legislativo por ter tramitado em caráter de urgência, o que, segundo os deputados, não poderia ter acontecido – faltava o aval da comissão de Fazenda da Casa para tal, e Bukele não tinha os apoios necessários.

Segundo os membros da comissão, o governo não explicou como o dinheiro seria gasto. Além disso, acusações de corrupção envolvem membros do gabinete de Bukele.

Com a negativa da Assembleia de aprovar o projeto, o Conselho de Ministros do governo emitiu uma resolução por meio da qual, invocando um artigo da Constituição, convocou a Casa de forma extraordinária para discutir o assunto. Ao mesmo tempo, Bukele convocou uma mobilização na frente do Palácio Legislativo para pressionar e exigir a aprovação do financiamento.

Essa “concentração cidadã”, segundo Bukele, foi convocada com base em um artigo da Constituição do país que permite a “insurreição”, como forma de exercer pressão sobre os deputados. Segundo a Carta Magna, o povo tem direito à “insurreição” para “restabelecer a ordem constitucional alterada pela transgressão de normas relativas à forma de governo ou ao sistema político estabelecidos, ou por graves violações aos direitos consagrados na Constituição”.

Até deputados aliados reagiram com indignação à invasão do Parlamento. “Há que se reconhecer que, neste momento, se viram circunstâncias que não haviam sido vistas jamais na história do país”, disse, segundo o jornal La Prensa Gráfica, o deputado Mario Tenorio, do partido do presidente.

O líder do PCN (Partido de Concertação Nacional), de orientação conservadora, afirmou, segundo La Prensa Gráfica, que a agremiação apoia o empréstimo, mas rejeita o uso do Exército para pressionar a votação. “Jamais, nem na minha vida militar, nem durante o conflito armado, nem muito menos na minha vida como deputado, havíamos visto isso”, disse Antonio Almendaríz.

A FMLN (Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional) apresentou uma denúncia na Procuradoria do país contra Bukele por “sedição e rebelião”.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora