Últimas Notícias>Internacional
|
20 de fevereiro de 2020
|
18:30

Milhares de mulheres argentinas realizam ato em defesa da legalização do aborto

Por
Sul 21
[email protected]
Milhares de mulheres argentinas realizam ato em defesa da legalização do aborto
Milhares de mulheres argentinas realizam ato em defesa da legalização do aborto
Milhares de pessoas participaram de mobilização em Buenos Aires. Foto: Reprodução Facebook Verónica Gago

Da Revista Fórum

Mais de 300 mil pessoas (segundo as organizadoras) se reuniram em Buenos Aires, na noite desta quarta-feira (19), para defender o novo Projeto de Lei do Aborto Livre que, nos próximos dias, será apresentado ao Congresso pelo governo argentino.

A proposta deste ano não muda em praticamente nada o projeto que já foi apresentado várias outras vezes, desde 2008, e que foi rechaçado em todas elas. Em 2018, a proposta teve seu avanço mais significativo, ao ser aprovado na Câmara dos Deputados. Em seguida, foi rejeitado pelo Senado.

A diferença, desta vez, é que a proposta conta com o apoio do presidente Alberto Fernández, que afirmou, durante a campanha eleitoral, e também em seu discurso de posse, que seu governo vê o aborto “não como um dilema filosófico, mas sim como um tema de saúde da mulher, e é preciso que o Estado atue para evitar que milhares de mulheres argentinas morram todos os anos em abortos clandestinos”.

Durante a manifestação, o grito mais ouvido no centro da cidade foi “em 2020 será lei”. Também houve homenagens às mulheres vítimas de abortos clandestinos e vítimas de feminicídios.

Outro momento importante do ato foi a apresentação do Coletivo Las Tesis, um grupo de chilenas feministas autoras da performance “El Violador Eres Tu”. Como a versão original está mais dedicada ao tema do abuso sexual, desta vez, elas mostraram uma versão especial sobre o tema do aborto, chamada “El Opresor Sos Vos” – com espanhol argentino.

Além de Buenos Aires, outras cem cidades do interior do país também realizaram atos em favor do projeto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora