Últimas Notícias>Internacional
|
17 de fevereiro de 2020
|
15:13

Ex-ministro de Evo aparece quase 15 pontos à frente de segundo colocado em pesquisa na Bolívia

Por
Sul 21
[email protected]
Luis Arce foi ministro da Economia do governo Evo Morales (Reprodução/Youtube)

Opera Mundi

Luis Arce, candidato do Movimento ao Socialismo (MAS) à presidência da Bolívia, aparece em primeiro lugar na primeira pesquisa eleitoral para o pleito de 3 de maio, com uma diferença de 14,5 pontos em relação ao segundo colocado. O levantamento foi divulgado na noite deste domingo (16/02) pelo jornal El Deber e pelo canal Unitel.

Arce, ministro da economia do governo de Evo Morales, aparece com 31,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem o ex-presidente Carlos Mesa, que disputou as eleições de outubro de 2019 contra Morales, com 17,1%. 

A autoproclamada presidente Jeanine Áñez aparece em empate técnico com Mesa, com 16,5%.

Em quarto lugar, aparece o líder oposicionista de direita Luis Fernando Camacho, um dos indutores da queda de Morales em novembro, com 9,6%. Em quinto, Chi Hyun Chung, que disputa o eleitorado de extrema direita, vem com 5,4%. O ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, por sua vez, tem 1,6%.

Indecisos, votos brancos e nulos somam 16,1%. Se for considerado somente o percentual de indecisos, o índice cai para 6,5%. A pesquisa foi realizada pelo instituto Ciesmori e ouviu 2.224 pessoas entre 7 e 14 de fevereiro nas capitais dos nove departamentos do país. A margem de erro é de 2,07%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora