Últimas Notícias>Internacional
|
23 de fevereiro de 2020
|
13:35

Eleições nos EUA: Bernie Sanders vence ‘de lavada’ primária democrata do estado de Nevada

Por
Luís Gomes
[email protected]
Eleições nos EUA: Bernie Sanders vence ‘de lavada’ primária democrata do estado de Nevada
Eleições nos EUA: Bernie Sanders vence ‘de lavada’ primária democrata do estado de Nevada
Bernie Sanders discursa em San Antonio após vitória em Nevada | Foto: Reprodução

Da Redação

O autodeclarado socialista democrático Bernie Sanders registrou neste sábado (22) a vitória mais expressiva até o momento na disputa interna do Partido Democrata para escolher quem será o candidato à presidência que enfrentará o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas eleições de novembro.

Com 50% das urnas apuradas em Nevada, terceiro estado a realizar eleições primárias neste ano, às 8h deste domingo (23), Bernie tinha 46,6% dos votos válidos, contra 19,2% de Joe Biden, 15,4% de Pete Buttgieg e 10,3% de Elizabeth Warren, seus três adversários diretos mais próximos. Pelas projeções das emissoras norte-americanas, ele assume a dianteira na disputa por delegados — cada primária designa um número determinado de delegados de acordo com o tamanho da população — com 28, contra 22 de Buttgieg, que liderava a disputa até então, mesmo Sanders tendo recebido mais votos nas duas primárias anteriores, em Iowa e New Hampshire.

Com a vitória em uma “lavada”, a imprensa norte-americana aponta que Bernie agora é o favorito para vencer a disputa interna do Partido Democrata, o que coloca a direção do partido, muito mais ao centro do que o senador de Vermont, em estado de preocupação.

“O senador Bernie Sanders reivindicou uma grande vitória em Nevada no sábado, demonstrando seu amplo apelo no primeiro estado racialmente diverso nas primárias e se estabeleceu como o principal candidato à indicação democrata”, diz reportagem do jornal The New York Times.

Em discurso na cidade de San Antonio, no estado do Texas, Bernie destacou justamente a coalização multirracial que a sua campanha tem conseguido atrair. “Montamos uma coalizão multigeracional e multirracial, que não só vencerá em Nevada, como também varrerá o país”, disse no comício.

A próxima parada na disputa interna dos democratas ocorre no próximo sábado (29), na Carolina do Sul, estado em que a maioria do eleitorado será composta por negros, uma demografia que é considerada favorável a Biden.

Contudo, o “Dia D” da disputa será na chamada “Super Terça”, 3 de março, quando democratas de 14 estados irão às urnas, bem como cidadãos norte-americanos no exterior e no território da Samoa Americana. Serão realizadas primárias nos estados da Califórnia e do Texas, dois dos maiores eleitorados do país. Ao todo, os estados da “Super Terça” somam 40% da população.

Neste dia, Bernie terá pela frente um novo adversário, o bilionário ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, que decidiu pular as quatro primeiras primárias, incluindo a Carolina do Sul, e vem gastando centenas de milhões de dólares em propaganda eleitoral. Parte da mídia americana já considera Bloomberg como o único capaz de impedir que Bernie vença a disputa, justamente pelo fato de ter um poderio econômico muito superior aos concorrentes.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora