Últimas Notícias>Internacional
|
25 de fevereiro de 2020
|
13:39

Coronavirus contagia bolsas mundiais, Itália decreta quarentena fiscal

Por
Sul 21
[email protected]
Coronavirus contagia bolsas mundiais, Itália decreta quarentena fiscal
Coronavirus contagia bolsas mundiais, Itália decreta quarentena fiscal
Doença detectada na China já atingiu Europa e outras regiões. Foto: Governo da China

Esquerda.net

Esta segunda-feira foi de quebra nos principais mercados financeiros. A explicação é o crescimento da epidemia do Covid19. O surgimento de casos no Irã, Coreia do Sul e Itália levantou preocupações de que se possa estar perante uma pandemia com efeitos econômicos ainda mais significativos do que os já sentidos com as paralisações na economia chinesa que afetaram as cadeias de produção e distribuição em todo o mundo.

Agora, as medidas de quarentena adotadas em Itália fizeram temer que algo semelhante se replique na terceira maior economia da eurozona.

Neste país, surgiram inesperadamente 220 pessoas contaminadas e houve sete mortes. Neste momento, há onze municípios, sobretudo na Lombardia e Veneza, sob fortes restrições. Pelo que o ministro da Economia, Roberto Gualtieri, decidiu suspender as obrigações fiscais de cidadãos e empresas nestas zonas. E um dos maiores bancos de Itália, o Unicredit, anunciou uma moratória de um ano para pagamento de hipotecas a residentes e empresas de áreas afetadas e empréstimos de emergência.

Face a isto os mercados financeiros reagiram negativamente. Em Wall Street as perdas na Bolsa foram as maiores em dois anos com os investidores a deslocarem-se para apostas mais seguras com os títulos do Tesouro norte-americano, o dólar ou o ouro. Este viu o seu preço subir aos maiores níveis de há seis anos.

A Goldman Sachs baixou a previsão de crescimento dos EUA de 1,4% para 1,2% devido à situação internacional.

Na Europa o caso foi até pior. As bolsas conheceram os piores resultados desde 2016, altura em que a vitória do Brexit levou a descidas fortes. O índice bolsista europeu STOXX 600 teve uma descida de 3,8%, o italiano FTSE MIB uma de 5,4%, o FTSE 100 londrino de 3,3%, o DAX alemão de 4% e o CAC 40 francês de 3,9%.

Na Ásia, o índice SET, da Tailândia baixou 3,98%, o KOSPI de Seul 3,9%. As bolsas chinesas perderam pouco, uma vez que a situação neste país parece mais estabilizada, e a bolsa de Tóquio esteve encerrada.

Os maiores perdedores imediatos são do setor do turismo e das viagens. Em Londres, entre as ações mas penalizadas estiveram as da EasyJet cujo valor desceu 16%, o operador turístico Tui que perdeu 10 e a IAG, dona da British Airways que perdeu 9%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora