Últimas Notícias>Internacional
|
4 de janeiro de 2020
|
23:16

Iraque: foguetes atingem base militar e área próxima da embaixada dos Estados Unidos

Por
Sul 21
[email protected]
Foguete atingiu região próxima da embaixada norte-americana em Bagdá. (Foto: Wikimedia Commons)

Opera Mundi

Uma base militar e uma área próxima à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, foram atingidas neste sábado (04/01) por foguetes.

Segundo a emissora Al Jazeera, dois morteiros caíram na Zona Verde da capital iraquiana, uma região fortificada onde fica a embaixada norte-americana e outras representações diplomáticas.

Nenhuma das explosões atingiu o terreno da embaixada nem provocou mortes.

Os foguetes também atingiram a base aérea de Balad, que fica a 80km de Bagdá, e abriga forças norte-americanas. De acordo com a agência Reuters, uma outra explosão ocorreu em um bairro vizinho da Zona Verde, Jadryia, deixando cerca de cinco pessoas feridas.

Ainda não há confirmação de quem realizou os disparos dos foguetes. Segundo Al Jazeera, fontes de segurança do Iraque afirmaram que drones de vigilância foram enviados para o local, a fim de localizar os responsáveis pelos ataques.

As explosões provocadas por foguetes ocorreram no mesmo dia em que milhares de pessoas foram às ruas do Iraque para homenagear e acompanhar o cortejo fúnebre do general da Guarda Revolucionária do Irã Qasem Soleimani, morto em decorrência de um bombardeio ordenado pelos Estados Unidos na noite de quinta-feira (02/01).

A imprensa iraniana informou que o corpo do general deve ser enterrado na terça-feira (07/01) em Kerman, cidade iraniana, onde Soleimani nasceu.

Bombardeio

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou na noite desta quinta-feira um ataque aéreo ao aeroporto de Bagdá. O bombardeio matou o general iraniano Qasem Soleimani e Abu Mehdi al-Muhandis, líder de uma milícia iraquiana aliada de Teerã.

Em resposta, o governo do Irã qualificou o ataque como uma “escalada extremamente perigosa e imprudente” deflagrada por Washington, enquanto o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo da nação islâmica, prometeu “vingança”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora