Últimas Notícias>Internacional
|
3 de janeiro de 2020
|
03:55

EUA assumem ataque que matou general iraniano. Irã promete vingança

Por
Sul 21
[email protected]
EUA assumem ataque que matou general iraniano. Irã promete vingança
EUA assumem ataque que matou general iraniano. Irã promete vingança
Qasem Soleimani. (Erfan Kouchari/Tasnim News Agency)

Da Redação (*)

O governo dos Estados Unidos lançou na noite desta quinta-feira (2), nos arredores do aeroporto de Bagdá, por ordem direta do presidente Donald Trump, um ataque com mísseis contra um comboio de veículos onde estava o general Qasem Soleimani, chefe da Força Revolucionária da Guarda Quds do Irã. Em nota, o Pentágono assumiu a autoria do ataque e classificou o mesmo como uma “ação defensiva” para proteger o pessoal norte-americano no exterior.

“Por indicação do Presidente, o Exército dos Estados Unidos empreendeu ações defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior matando Qasem Soleimani, chefe da Força Quds da Guarda Revolucionária iraniana, uma organização estrangeira declarada terrorista pelos EUA”, diz o comunicado do Pentágono.

Segundo a agência Sputinik e a Al Jazeera, o ataque que matou Soleimani deixou pelo menos 12 militares iraquianos feridos e matou também Abu Mahdi Al-Muhandis, comandante da Unidades de Mobilização Popular (UMF), milícia responsável pelo ataque à embaixada dos EUA no Iraque. Ainda segundo a agência Sputnik, o chefe do órgão consultivo do governo de Teerã afirmou que o Irã vingará a morte do general Soleimani.

A Guarda Revolucionária do Irã confirmou a morte de Soleimani, informou a televisão estatal iraniana IRINN. Segundo comunicado divulgado pela Guarda Revolucionária iraniana, o ataque foi lançado por helicópteros norte-americanos.

Na madrugada desta sexta-feira, analistas internacionais faziam coro nas redes sociais alertando que a morte de Soleimani, por determinação direta do governo dos Estados Unidos, aumentou de forma exponencial a tensão política e militar no Oriente Médio, com consequências imprevisíveis.

Jornalista do New York Times e correspondente de guerra especializada em Oriente Médio, Farnaz Fassihi, afirmou em sua conta no Twitter que a gravidade da situação não deve ser relativizada e que o Irã considera o assassinato de Soleimani uma “declaração de guerra˜.

(*) Com informações de agências internacionais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora