Últimas Notícias>Internacional
|
10 de janeiro de 2020
|
12:16

Câmara dos EUA vota a favor de restrição de poderes bélicos de Trump

Por
Luís Gomes
[email protected]
Donald Trump. Foto: Shealah Craighead/Flickr White House

Da RTP*

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA), que tem maioria do Patido Democrata, aprovou nesta quinta-feira (9) uma resolução com o objetivo de limitar a capacidade do presidente Donald Trump de realizar mais ações militares contra o Irã. A medida, no entanto, deve ser mais simbólica do que ter efeitos práticos, uma vez que não deve passar no Senado, tampouco ser sancionada pelo presidente americano.

A votação foi feita após o assassinato, pelos Estados Unidos, na semana passada, em Bagdá, de um comandante militar de alto escalão do Irã, Qassem Soleimani. Trump deu ordens para o ataque a drones sem consulta prévia ao Congresso.

Os democratas, da oposição, acusam Trump de elevar o risco de uma guerra, argumentando que o presidente é obrigado, por lei, a consultar o Congresso “em todas as instâncias possíveis” antes de autorizar o uso da força.

A resolução proíbe que o presidente use as Forças Armadas dos EUA contra o Irã sem autorização do congresso ou uma declaração de guerra, com exceção de casos de autodefesa. A resolução terá de ser submetida ao Senado, que é liderado pelo Partido Republicano, de Trump.

No etanto, segundo órgãos da mídia norte-americana, mesmo se o Senado aprovar a medida, o que é improvável, Trump vai provavelmente exercer poder de veto.

*Emissora pública de televisão de Portugal


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora