Últimas Notícias>Internacional
|
16 de novembro de 2019
|
13:57

Cinco apoiadores de Evo Morales são mortos por forças policiais na Bolívia

Por
Sul 21
[email protected]
Cinco apoiadores de Evo Morales são mortos por forças policiais na Bolívia
Cinco apoiadores de Evo Morales são mortos por forças policiais na Bolívia
Corpos de mortos em massacre na Bolívia são levados pelas ruas de Sacaba. Foto: APG

Da Revista Fórum

Cinco apoiadores de Evo Morales foram mortos por policiais e militares na sexta-feira (15), nos arredores de Cochabamba, na Bolívia. Os corpos de Omar Calle, César Sipe, Juan López, Emilio Colque e Lucas Sánchez foram levados em caixões até as imediações da ponte Huayllani, onde foram assassinados, por uma multidão que pedia por Justiça.

Outras 34 pessoas ficaram feridas e mais de cem foram presas, segundo o líder do povo de Cochabamba, Nelson Cox, com confirmação posterior pelo ministério da Presidência da Bolívia.

O confronto ocorreu quando forças leais a Evo Morales se concentraram na cidade de Sacaba, capital da província de Chapare, e iniciaram uma marcha em direção à cidade de Cochabamba, que fica a cerca de 13 quilômetros de distância, e de onde seguiriam rumo a La Paz.

No caminho, próximo a ponte Hyayllani, na tarde desta sexta-feira, policiais de Cochabamba, que dão apoio ao golpe, fizeram um cerco e reprimiram com violência os manifestantes.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou em comunicado o “uso desproporcional da força policial e militar”, confirmando os cinco mortos e apontando que havia um número indeterminado de feridos. A CIDH acrescentou que “as armas de fogo devem ser excluídas dos dispositivos utilizados para controlar os protestos sociais”.

No Twitter, o ex-presidente Evo Morales, que está asilado no México, pediu “às Forças Armadas e à polícia que parem o massacre”. “O uniforme das instituições da pátria não podem ser manchadas com o sangue do nosso povo”, escreveu na rede social.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora