França anuncia fim dos carros a gasolina até 2040

Por
Sul 21
[email protected]
França anuncia fim dos carros a gasolina até 2040
França anuncia fim dos carros a gasolina até 2040

Do Publico.pt

O Ministro Hulot | Foto: twitter do próprio

O ministro francês responsável pela pasta da Transição Ecológica, Nicolas Hulot, anunciou nesta quinta-feira (6) um plano climático que será aplicado nos próximos cinco anos. A medida mais emblemática neste plano é o fim da venda de carros a gasolina até 2040 (na Índia este objetivo está definido para 2030), noticia o jornal francês Le Monde. “Para mim é uma verdadeira revolução”, afirmou o ministro, que reconheceu que esta medida era “complexa” e que terá impacto no setor automobilístico, uma das bandeiras da indústria francesa.

Além desta medida — que visa cumprir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris —, o conhecido ativista ambiental Nicolas Hulot anunciou ainda o fim da produção de eletricidade a partir do carvão. O ministro deixou claro que estas restrições ambientais têm como objetivo melhorar o cotidiano dos franceses.

Hulot disse ainda que os próprios construtores automóveis devem apoiar esta promessa “que é também uma questão de saúde pública”, disse, citado pelo Libération. O ministro garantiu que iria ser criado uma espécie de abono para ajudar as famílias mais pobres a conseguirem comprar viaturas mais bem adaptadas às exigências climáticas. Sem especificar qual o valor desta ajuda de transição, o ministro afirmou que permitirá “substituir um veículo a gasolina anterior a 2001”.

Leia mais aqui.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora