Últimas Notícias>Internacional
|
4 de janeiro de 2017
|
13:50

Autor de ataque a boate em Istambul foi identificado, diz ministro turco; suspeito segue foragido

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Do Opera Mundi 

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Çavusoglu, declarou nesta quarta-feira (4) que a polícia identificou o autor do ataque na boate Reina, em Istambul, que deixou 39 pessoas mortas durante a celebração do Ano Novo.

“A identidade da pessoa responsável pelo ataque foi estabelecida”, disse Çavusoglu à agência estatal turca Anadolu. O ministro, entretanto, não divulgou a identidade do suspeito. “Os esforços para capturá-lo continuam”, afirmou.

O atirador invadiu a boate Reina na madrugada de sábado para domingo (01/01) e disparou 120 balas a esmo, matando 39 pessoas. Destas, 27 eram estrangeiras, de países como Líbano, Arábia Saudita, Israel, Jordânia, Iraque, Tunísia e Marrocos.

A polícia turca distribuiu à imprensa vários vídeos do ataque. O suspeito segue foragido e a polícia continua realizando detenções de pessoas próximas a ele.

Em uma operação policial na cidade de Esmirna, no oeste do país, foram detidas nesta quarta-feira 27 pessoas de três famílias que supostamente conviviam com o atirador na cidade de Konya, no centro da Turquia, e que tinham fugido após o ataque, informou o jornal Hurriyet. Pelo menos 36 pessoas foram detidas desde o ataque.

Segundo o Hurriyet, a polícia acredita que em Konya estaria “Yousef Hoca”, líder da célula do Estado Islâmico (EI) que supostamente projetou o ataque na boate Reina, reivindicado pelo grupo extremista.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora