Últimas Notícias>Internacional
|
9 de novembro de 2016
|
13:29

Três estados americanos aprovam legalização da maconha para uso recreativo

Por
Luís Gomes
[email protected]
Três estados americanos aprovam legalização da maconha para uso recreativo
Três estados americanos aprovam legalização da maconha para uso recreativo

Da Redação

Em meio ao pleito que consagrou o republicano Donald Trump como novo presidente dos EUA, os estados da Califórnia, Massachusetts e Nevada aprovaram, via plebiscito, a legalização da maconha para uso recreativo nesta terça-feira (9). Com o resultado, o comércio dos produtos derivados da planta agora é legalizado em sete estados do país – já era permitido no Alaska, no Colorado e no Oregon, além do Distrito de Columbia, que abriga a capital Washington.

Além disso, os Estados de Arizona e Maine também colocaram em votação a legalização da maconha, No primeiro, a proposta foi rejeitada. No segundo, a aprovação está na frente, mas o resultado ainda não é definitivo. Às 11h21 (horário de Brasília), o Sim para aprovação somava 50,3% dos votos contra 49,7% do Não, uma diferença de 4,5 mil votos com 90% das urnas apuradas.

Outros três estados também aprovaram a legalização da cannabis para uso medicinal: Arkansas, Flórida e Dakota do Norte. Com esse resultado, 28 estados do país permitem a venda da maconha para este fim.

A decisão das urnas é um passo importante para a legalização da maconha em todo o país, uma vez que, com estes novos três estados, mais 20% da população americana vive em territórios em que o comercio é legalizado. Antes, eram cerca de 5%.

De acordo com pesquisa do instituto Gallup divulgada em outubro, 60% da população dos EUA é favorável a legalização da maconha, o percentual mais elevado da história das pesquisas sobre o tema.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora