Últimas Notícias>Internacional
|
6 de junho de 2016
|
12:50

Japoneses votam contra presença militar dos EUA em Okinawa

Por
Sul 21
[email protected]
Japoneses votam contra presença militar dos EUA em Okinawa
Japoneses votam contra presença militar dos EUA em Okinawa

Da Sputnik, via Agência Brasil

Os deputados contrários à reinstalação da base militar norte-americana na região de Okinawa ganharam a maioria dos lugares no Parlamento local, informou nesta segunda (6) a mídia japonesa.

A estimativa é que pelo menos 27 dos 48 assentos na Assembleia regional sejam ocupados por deputados que votam contra a presença militar dos EUA na região de Okinawa, de acordo com o jornal japonês Japan Times.

O resultado da votação reforçará o mandato de governador de Okinawa Takeshi Onaga, que tem tentado parar a construção da nova base na região de Henoko, na zona costeira da cidade de Nago. Em agosto de 2014, Onaga havia conseguido suspender a construção.

A base da Marinha norte-americana de Futenma é uma área densamente povoada da cidade de Ginowan. A base conta com cerca de 25 mil militares norte-americanos, mais 19 mil familiares e civis, de acordo com a informação divulgada pela prefeitura local.

O secretário do premier do Japão Yoshihide Suga declarou nessa segunda-feira (6) que o governo propôs a continuação da construção para manter o potencial militar conjunto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora