Últimas Notícias>Internacional
|
12 de maio de 2016
|
22:59

Governo de Cuba divulga nota denunciando golpe de Estado no Brasil

Por
Sul 21
[email protected]
Governo de Cuba divulga nota denunciando golpe de Estado no Brasil
Governo de Cuba divulga nota denunciando golpe de Estado no Brasil
Nota denuncia "golpe de Estado parlamentar-judicial, disfarçado de legalidade, que está sendo gestado há meses no Brasil".
Nota denuncia “golpe de Estado parlamentar-judicial, disfarçado de legalidade, que está sendo gestado há meses no Brasil”.

Da Redação

O governo de Cuba divulgou nota oficial nesta quinta-feira (12) denunciando o “golpe de Estado parlamentar judicial” contra a presidenta Dilma Rousseff. A nota, publicada no site do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, diz que o golpe é um “artifício armado por setores da oligarquia brasileira apoiados pela grande imprensa reacionária e o imperialismo”. Segue a íntegra da nota:

O governo revolucionário da República de Cuba vem denunciando de maneira reiterada o golpe de Estado parlamentar-judicial, disfarçado de legalidade, que está sendo gestado há meses no Brasil. Hoje se consumou um passo fundamental para os objetivos golpistas. A maioria dos senadores brasileiros decidiu continuar o processo de julgamento político contra a presidenta legitimamente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, e, com isso, afastá-la “provisoriamente” de seu cargo por um período de até 180 dias, no qual o Senado deve decidir, mediante o voto de dois terços de seus integrantes, a destituição definitiva.

Trata-se, na verdade, de um artifício armado por setores da oligarquia nesse país, apoiados pela grande imprensa reacionária e o imperialismo, com o propósito de reverter o projeto político do Partido dos Trabalhadores, derrotar o governo legítimo e usurpar o poder que não conseguiram ganhar com o voto nas eleições.

O que ocorre no Brasil é parte da contraofensiva reacionária do imperialismo e da oligarquia contra os governos revolucionários e progressistas da América Latina e Caribe, que ameaça a paz e a estabilidade das nações, contrariando o espírito e a letra da Proclamação da América Latina e Caribe como Zona de Paz, firmada na IIª Cúpula da CELAC em janeiro de 2014, em Havana, pelos chefes de estado e de governo da região.

Como expressou o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, general de Exército Raúl Castro Ruz, no fechamento do VI Período Ordinário da Assembleia Nacional de Poder Popular no dia 29 de dezembro passado: “A história demonstra que, quando a direita chega ao governo, não hesita em desmontar as políticas sociais, beneficiar aos ricos, restabelecer o neoliberalismo e aplicar cruéis terapias de choque contra os trabalhadores, as mulheres e os jovens”.

O povo brasileiro, as forças políticas de esquerda e os combativos movimentos sociais dessa nação rechaçam o golpe e se oporão a qualquer tentativa de desmantelar os importantes programas sociais desenvolvidos pelos governos do Partido dos Trabalhadores, com Lula e Dilma a frente, como Bolsa Família, Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, Fome Zero, que mudaram a vida de dezenas de milhões de pessoas nesse país.

Dilma, Lula, o Partido dos Trabalhadores e o povo do Brasil contarão sempre com a solidariedade de Cuba.
Havana, 12 de maio de 2016.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora