Últimas Notícias>Internacional
|
27 de março de 2016
|
13:32

EUA: Bernie Sanders ganha primárias democratas no Havaí, Alasca e Washington

Por
Sul 21
[email protected]

Da Agência Lusa

O senador Bernie Sanders, candidato democrata à Casa Branca, venceu a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, nas primárias celebradas sábado (26) no Havaí, no Alasca e em Washington.

No Hawai, que tem 25 delegados, Sanders ganhou 71% dos votos contra 29% de Hillary. No Alasca, com 16 delegados, o democrata conseguiu 82% dos votos e, em Washington, que tem 101 delegados, obteve 73% da votação.

Até agora, Hillary ainda está na frente na contagem de delegados nas primárias e continua sendo considerada favorita, mas a tripla vitória de Sanders neste sábado dá um novo impulso à campanha do senador para as etapas das primárias no meio oeste e no noroeste do país, marcadas para abril.

Os candidatos ainda aguardam a contagem final dos delegados de cada candidatura nestes estados, mas a expectativa é de que as primárias de ontem tenham aumentado consideravelmente o número de delegados de Bernie Sanders, que, na última semana também venceu nos estados de Idaho e Utah.

Pela contagem atual, a ex primeira-dama dos Estados Unidos tem 1.288 delegados nas primárias e 469 “superdelegados”, uma elite do partido que tem autonomia de voto. Sanders tem 947 delegados pelas primárias e 29 “superdelegados”.

Os candidatos democratas voltam a se enfrentar no dia 5 de abril em Wisconsin, onde vão disputar 86 delegados, mas a estratégia de Sanders está voltada para a Califórnia, onde vai disputar, em julho, os 475 delegados do estado que tem o maior número em jogo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora