Últimas Notícias>Internacional
|
10 de fevereiro de 2016
|
12:28

Segundo maior lago da Bolívia evaporou completamente, mostram imagens de satélite

Por
Sul 21
[email protected]
Lago Poopó em foto de 2006, quando ainda estava cheio | Foto: Flickr/Nick King/CC
Lago Poopó em foto de 2006, quando ainda estava cheio | Foto: Flickr/Nick King/CC

Do Opera Mundi

Por causa das oscilações no clima, o lago Poopó, na Bolívia – o segundo maior do país – desapareceu, informou nesta terça-feira (09) a ESA (Agência Espacial Europeia), com base em imagens do satélite Proba-V.

Três fotografias, tiradas em abril de 2014, julho de 2015 e janeiro de 2016 mostram a ‘evaporação completa’ do lago, localizado em uma depressão do Altiplano e que tinha 3 mil metros quadrados de área, mas com profundidade de apenas 3 metros. Essas imagens mostram a redução da água no local.

A baixa profundidade e o entorno árido montanhoso deixaram o lago, segundo a ESA, “muito sensível às oscilações do clima”. “Embora não seja a primeira vez que o lago Poopó evapora (a última foi em 1944), existe o temor de que demore muitos anos para encher de novo, caso chegue a acontecer”, afirmou a agência.

O desaparecimento do lago, que agora foi confirmado pela ESA, ocorreu oficialmente em dezembro, quando o governo boliviano de Oruro (oeste) aprovou uma declaração de desastre natural do extinto lago, o que permite acelerar o uso e a recepção de recursos econômicos para atenuar a catástrofe. O governo boliviano estima que seria necessário um investimento de 800 milhões de bolivianos (cerca de US$ 114 milhões) para salvar o Poopó.

O Poopó era uma parada de descanso para as aves que emigravam do norte ao sul e também fonte de água para espécies altamente ameaçadas como o puma andino. “Enquanto isso, os pescadores locais ficaram sem sustento e o ecossistema do lago se mostra altamente vulnerável”, concluiu a ESA.

Foto: Agência EFE
Imagem mostra evaporação do lago em imagens de 2014, 2015 e 2016 | Foto: Agência EFE

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora