Últimas Notícias>Internacional
|
12 de fevereiro de 2016
|
15:41

Bispos católicos não são obrigados a reportar abuso de crianças às autoridades, diz Vaticano

Por
Sul 21
[email protected]
Religiosos durante canonização de São João Paulo II, em abril de 2014. Aleteia Image Department / flickr CC
Religiosos durante canonização de São João Paulo II, em abril de 2014. Aleteia Image Department / flickr CC

Do Opera Mundi

Um documento da Igreja Católica com orientações a novos bispos estipula que “não é necessariamente o dever” dos religiosos reportar acusações de abuso sexual de crianças por membros do clero às autoridades e que tal atitude deve ser tomada pelas vítimas e por suas famílias.

O guia para bispos em treinamento estabelece que os sacerdotes devem observar as leis do país em que estejam, mas que o único dever deles é lidar com estes episódios através de procedimentos internos da Igreja.

“De acordo com o estado das leis civis de cada país onde informar [as autoridades] é obrigatório, não é necessariamente dever do bispo reportar os suspeitos às autoridades, à polícia ou a promotoria do Estado no momento em que eles passam a saber sobre crimes ou atos pecaminosos”, estabelece o documento.

As orientações foram elaboradas pelo monsenhor Tony Anatrella, consultor do Conselho Pontífice para a Família, e divulgadas pelo Vaticano no dia 01 de fevereiro com o objetivo de receber “sugestões para aprimorar a experiência”, segundo o cardeal canadense Marc Ouellet, como relata o jornalista John Allen, editor do site Cruxnow, que cobre o Vaticano.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora