Últimas Notícias>Internacional
|
3 de setembro de 2015
|
20:46

Hungria diz que Alemanha é culpada por refugiados em estação de Budapeste

Por
Sul 21
[email protected]
Hungria diz que Alemanha é culpada por refugiados em estação de Budapeste
Hungria diz que Alemanha é culpada por refugiados em estação de Budapeste

Do Opera Mundi

A Hungria responsabilizou nesta quinta-feira (3) a Alemanha pelo caos na estação Keleti, em Budapeste, onde centenas de refugiados esperam há dias para embarcar em trens para Alemanha e Áustria.

“A Alemanha cometeu erros de comunicação quando deixou em situação incerta os refugiados que querem seguir em direção a Europa Ocidental”, afirmou o ministro de Governo da Hungria, Janós Lázár. Segundo ele, Berlim mandou uma mensagem de promessa de asilo para os sírios. “Houve insegurança durante dias” em relação à posição alemã, disse.

A Embaixada da Alemanha na Hungria informou ontem que aplicará as normas do Convenção de Dublin, que determina que a pessoa que busca asilo na União Europeia (UE) deve se registrar no primeiro país do bloco em que chegar.

Centenas de refugiados esperam há dias em frente à estação de trens Keleti para poder viajar para Áustria e Alemanha, depois de, na segunda-feira (31) as autoridades húngaras os terem deixado seguir seu rumo. Viena criticou Budapeste por ter deixado os refugiados passarem, embora também não os tenha parado em seu caminho para a Alemanha.

Nesta quinta, novamente, os policiais saíram da estação Keleti e os refugiados conseguiram entrar em um trem. O comboio, lotado, partiu hoje, às 11h18 (6h18 em Brasília), de Budapeste para a cidade de Sopron, no nordeste da Hungria, na fronteira com a Áustria, comprovou a Agência Efe.

No entanto, o trem foi parado pouco depois na cidade Bicske, a oeste da capital, para admitir os refugiados em um centro de amparo, informou a agência MTI. O ministro disse que seu país pediu aos refugiados que se registrem no Escritório de Imigração de Budapeste.

Lázár também criticou a UE por “não ser capaz de lidar com a situação” e reiterou que seu país não pode aceitar a proposta de Bruxelas de distribuir os refugiados mediante um sistema de cotas vinculativas.

“Itália, Grécia e Hungria são incapazes de enfrentar sozinhos a situação”, afirmou o ministro.

O parlamento húngaro debate hoje e na sexta (04) um projeto para endurecer a legislação migratória. Segundo o texto, a pena para quem atravessar a fronteira sem autorização será aumentada e se abre a possibilidade de mobilizar o exército na região.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora