Últimas Notícias>Internacional
|
7 de janeiro de 2015
|
10:30

Pela primeira vez na história, Índia elege prefeita transgênero

Por
Sul 21
[email protected]
A candidata independente transgênero Madhu Kinnar venceu as eleições municipais na cidade de Raigarh.
A candidata independente transgênero Madhu Kinnar venceu as eleições municipais na cidade de Raigarh.

Opera Mundi

A candidata independente transgênero Madhu Kinnar venceu as eleições municipais na cidade de Raigarh, situada no leste da Índia. Trata-se da primeira vez que uma pessoa transgênero conquista o cargo político no país, menos de um ano depois de a Suprema Corte indiana reconhecer a existência de um terceiro gênero em território nacional.

“As pessoas mostraram fé em mim”, declarou Kinnar à New Dehli Television após sair o resultado do pleito. “Eu considero essa vitória como uma demonstração de amor e bênção das pessoas em mim. Farei meus melhores esforços para realizar o sonho delas”, acrescentou.

Aos 35 anos de idade, a candidata veio da casta Dalit, tida como “impura” e socialmente inferior no país. Em Raigarh, ela venceu com uma diferença de 4.537 votos um opositor do Partido do Povo Indiano (BJP, na sigla local), o mesmo do atual primeiro-ministro indiano nacionalista, Narendra Modi.

No entanto, não são todos que estão comemorando a vitória histórica da comunidade LGBT na cidade. “O povo de Raigarh estava cansado com a corrupção do BJP, por isso votaram em Madhu. Não foi uma vitória dela, mas uma perda para o BJP”, classificou o presidente da câmara local, Narendra Negi.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora