Últimas Notícias>Internacional
|
19 de novembro de 2014
|
16:05

Seca faz San Diego aprovar plano bilionário para transformar esgoto em água potável

Por
Sul 21
[email protected]

Opera Mundi

A cidade de San Diego aprovou por unanimidade um projeto de US$ 2,5 bilhões para reciclar água usada. Em meio à seca que atinge o estado norte-americano da Califórnia, os vereadores municipais, por 9 votos a 0, referendaram o novo plano para tratamento de esgoto, com o objetivo de deixá-lo próprio para o consumo humano.

“A seca nos faz ver por que isso é tão necessário. Infelizmente, secas são um modo de vida na Califórnia, então temos de estar preparados. Isso nos ajuda a controlar nosso próprio destino”, disse o prefeito de San Diego, Kevin Faulconer, ao comentar à agência AP a aprovação do plano.

O anúncio do plano de ação contra a seca na Califórnia vem no mesmo dia da divulgação de um novo relatório da OMS (organização Mundial da Saúde) sobre o panorama da água no planeta. Segundo a entidade ligada às Nações Unidas, cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso a água potável de forma sustentada no mundo.

Reduzir custos de importação

Bem visto pelos setores empresarial e ambientalista nos EUA, o plano aprovado na última quinta-feira (18) prevê a reciclagem de 15 milhões de galões por dia a partir de 2023. A partir de 2035, a produção deverá atingir os 83 milhões de galões diários.

“Estamos no fim da linha. Temos um problema real em fazer a água chegar até aqui”, disse um dos legisladores municipais. A ideia, com o novo plano, é fazer San Diego menos dependente de importação de água, recurso caro. Atualmente, cerca de 85% da água utilizada pela cidade com 1,4 milhão de habitantes vem de fora, especialmente do rio Colorado e de regiões no norte do estado californiano.

Embora a prática já comece a ser adotada em outros lugares do país, o método de reutilização da água descartada ainda é pouco conhecido. Uma entidade norte-americana que advoga pela causa elenca apenas dez projetos desse tipo no país.

Seca em São Paulo

No início do mês de novembro, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou um projeto semelhante ao adotado em San Diego.
Em meio a crise hídrica que atinge o estado do sudeste brasileiro, a intenção do governo é construir uma estação de reúso até dezembro de 2015 na represa de Guarapiranga.

Relatório OMS

O relatório Glass 2014 divulgado hoje pela OMS indica que, além das 748 milhões de pessoas sem acesso a água potável no mundo, cerca de 1,8 bilhão de indivíduos fazem uso de fontes hídricas contaminadas com sedimentos — mais de 1 bilhão ainda não têm condições básicas de saneamento e defecam ao ar livre.

O texto lembrou que o acesso à água potável e ao saneamento adequado tem implicações em uma ampla gama de aspectos, desde a redução da mortalidade infantil, passando pela saúde materna, ao combate de doenças infecciosas, à redução de custos sanitários e ao meio ambiente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora