Últimas Notícias>Internacional
|
13 de agosto de 2014
|
20:07

França enviará armas para as forças que combatem jihadistas do Estado Islâmico

Por
Sul 21
[email protected]

Da Agência Brasil 

A Presidência da França anunciou nesta quarta-feira (13) que enviará “nas próximas horas” armas para o Iraque, para apoiar a capacidade operacional das forças que combatem militantes do grupo muçulmano extremista Estado Islâmico. Em comunicado, o presidente François Hollande disse que o apoio visa “responder as necessidades urgentes expressas pelas autoridades regionais do Curdistão”. Ainda no comunicado, Hollande ressalta que a França “já tomou as disposições necessárias há vários dias para apoiar a capacidade operacional das forças que combatem o Estado Islâmico”. O governo francês classificou a situação que passa a população do Curdistão como “catastrófica” e frisou que há necessidade da continuação e ampliação da mobilização da comunidade internacional na região.

Com a decisão, a França pretende “ter um papel ativo fornecendo, em coordenação com os seus aliados e com as novas autoridades iraquianas, toda a assistência necessária”, acrescenta o comunicado, que ainda lembra as entregas humanitárias feitas nos últimos dias.

Hollande indica ainda ter encarregado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, de “seguir pessoalmente esta questão”. Um primeiro carregamento de ajuda humanitária francesa foi entregue no domingo (10) em Erbil, capital do Curdistão, e um segundo deverá chegar à cidade hoje (13), segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês. O segundo carregamento, de 20 toneladas, inclui medicamentos, tendas e material para o tratamento e distribuição de água suficiente para 50 mil pessoas.

O comunicado francês reitera o apoio ao primeiro-ministro iraquiano designado, Haidar al-Abadi, e defende como “essencial” a “rápida formação de um governo de união, representativo de todas as comunidades iraquianas, para lutar eficazmente contra o Estado Islâmico”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora