Últimas Notícias>Internacional
|
12 de agosto de 2014
|
15:04

Cristina Kirchner vai ao Paraguai restituir de objetos de Solano López

Por
Sul 21
[email protected]
Presidencia/AR
Cristina Kirchner, presidente da Argentina – Foto: Presidencia/AR

Da Telám

A presidente Cristina Fernández de Kirchner tem previsão de viajar hoje ao Paraguai para liderar, juntamente com o presidente paraguaio Horacio Cartes, a cerimônia formal de entrega de objetos que pertenceram ao marechal Francisco Solano López (1827-1870) e fortalecer a relação bilateral.

Também vão participar o governador da província de Entre Ríos, Sergio Urribarri. Trata-se de um mobiliário composto por 10 cadeiras, uma escrivaninha e outros acessórios domésticos.

As peças históricas foram adquiridas por Solano López na Alemanha quando era chefe do Estado paraguaio e, durante a guerra da Tríplice Aliança, o presidente argentino Bartolomé Mitre ordenou que a Aduana os apreendesse. Depois, em um leilão, foram comprados por um emissário governamental e uns anos mais tarde terminaram no Museu Histórico de Entre Ríos.

Em 2011, ao ser conhecida a existência dos móveis, o governador Urribarri ordenou que fossem tirados de exposição, considerando “uma vergonha” que os objetos roubados estivessem expostos.

Nesse mesmo sentido, Urribarri deu instruções para que fosse iniciada a diligência administrativa para a restituição dos objetos ao Estado paraguaio, o qual finalmente foi concretizado agora com a intervenção da presidenta Fernández de Kirchner.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora