Últimas Notícias>Internacional
|
29 de novembro de 2011
|
11:22

Menos eleitores comparecem ao segundo dia de eleições no Egito

Por
Sul 21
[email protected]
Menos eleitores comparecem ao segundo dia de eleições no Egito
Menos eleitores comparecem ao segundo dia de eleições no Egito
Egípcios participam do segundo dia do process eleitoral | Foto: marcel maia/ Flickr

Da Redação

As autoridades egípcias informaram que nesta terça-feira (29), no segundo dia das eleições parlamentares no Egito, menos eleitores compareceram às zonas de votação. As urnas foram abertas às 8h (4h em Brasília). Se for mantida a orientação de segunda-feira (28), as urnas serão fechadas às 21h (17h em Brasília) – o horário foi prorrogado em duas horas por causa das pessoas que aguardavam a vez de votar em longas filas.

As autoridades egípcias confirmaram que houve algumas irregularidades, mas que não afetam as votações. Do total de cerca de 40 milhões de eleitores cadastrados, apenas 17,5 milhões – no Cairo, em Alexandria e Luxor – deverão votar nesta primeira etapa. No Egito, as eleições são realizadas por etapas e regiões. O sistema eleitoral determina a divisão do país em três regiões.

A votação para a Assembleia Popular vai até 11 de janeiro de 2012 e os resultados serão revelados no dia 13 do mesmo mês. Depois, ocorrerá a eleição para o Conselho Consultivo no período de 29 de janeiro a 11 de março. O futuro Parlamento será o responsável pela elaboração da nova Constituição. A previsão é que até junho de 2012 ocorram as eleições presidenciais.

No Egito, os eleitores escolherão os 444 parlamentares que formam a Assembleia Popular. O Parlamento é unicameral, formado por 454 membros – dez escolhidos pelo presidente da República. Além da Assembleia Nacional, há o Conselho Consultivo (Shuria), formado por 264 integrantes – dos quais 176 são eleitos por meio do voto popular e 88 nomeados pelo presidente.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora