Últimas Notícias>Internacional
|
18 de agosto de 2010
|
17:10

Tribunal proíbe jornais venezuelanos de publicar fotos sobre violência

Por
Sul 21
[email protected]

Nubia Silveira

O presidente da Venezuela apoiou a decisão de um Tribunal venezuelano que proibiu a imprensa local de publicar fotos de violência ou de fatos sangrentos. A decisão deveu-se à publicação, pelo jornal El Nacional, na sexta-feira, e Tal Cual, na segunda, de fotos de cadávares no necrotério de Caracas. Os jornais são críticos da governo de Hugo Chávez.
Durante uma reunião do conselho de ministros, Chávez exibiu a primeira página do jornal estatal Correio de Orinoco com as fotos do protesto feito pelos médicos, que trabalham no necrotério. O presidente venezuelano disse que “o país exige respeito”. Ele qualificou a atitude dos jornais de “pornografia”.
A fotografia que deu origem aos protestos e à ordem da Justiça mostra corpos nus, seminus, ensanguentados e amontoados sobre as mesas e o chão do necrotério. A “medida preventiva inominada” , segundo a Justiça venezuelana, se estenderá por um mês, tempo em que o Tribunal analisará mais profundamente a denúncia apresentada pela Defensoria do Povo contra os jornais, afirmando que a publicação da foto afetava crianças e adolescentes.

A medida foi classificada de “absurda” pelo Colégio Nacional de Jornalistas (CNP), para o qual a decisão equivale uma “censura prévia”.

Com informações de La Tercera, Chile


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora