Últimas Notícias>Internacional
|
3 de agosto de 2010
|
12:51

Obama anunciará hoje o fim da guerra no Iraque

Por
Sul 21
[email protected]

Milton Ribeiro

O presidente Barack Obama pronunciará um discurso nesta segunda-feira (2) que deverá confirmar sua promessa de campanha de acabar com a guerra no Iraque.

Em discurso à Convenção Americana dos Veteranos Incapacitados, em Atlanta, Obama enfatizará a importância da data de 31 de agosto de 2010, na qual, segundo o acordo de segurança firmado em 2008 entre Washington e Bagdá, as tropas americanas porão fim às operações de combate. O texto também prevê a retirada total do país árabe até o final de 2011.

“Como candidato, prometi dar um final responsável à guerra do Iraque”, dirá Obama em cerimônia na Convenção, a partir de 11h30, horário local. “Pouco depois de assumir o cargo, anunciamos nossa nova estratégia de transição até chegarmos à plena responsabilidade do Iraque sobre o país. Deixei claro que, em 31 de agosto de 2010 terminaria nossas missões de combate no Iraque. E isso é exatamente o que faremos, e dentro do prazo”.

Em referência mais específica ao público presente, Obama dirá que está virando uma página da história americana e que a guerra pertence ao passado. Também confirmará sua promessa de retirar todas as tropas do país até o final de 2011.

Com Informações do El Pais (Espanha)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora