Mercadante assume presidência do Parlasul

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) assumiu hoje a presidência do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, em substituição ao senador argentino José Juan Bautista Pampuro. Mercadante, que era vice-presidente do Parlasul, ocupa pela primeira vez a presidência. Ao ser empossado, o senador defendeu a integração regional dos países que integram o bloco econômico do Cone Sul.

De acordo com Mercadante, o Parlasul perdeu muito tempo debatendo critérios de representação cidadã para estabelecer o número de parlamentares a serem eleitos pelos países do bloco. Para ele, é preciso solucionar “os graves problemas administrativos” do parlamento como a realização de concursos públicos para a seleção de funcionários para o órgão. “Precisamos ultrapassar com urgência essa fase inicial do parlamento, sob pena de desperdiçarmos o potencial deste órgão legislativo e convertê-lo em instituição de pouca relevância”.

O primeiro ato do novo presidente foi apresentar uma moção de repúdio à sentença de morte à iraniana Sanikeh Ashianti por apedrejamento. O documento foi aprovado em votação pelos integrantes do parlamento. Mercadante informou que a moção será encaminhada imediatamente às autoridades iranianas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora