Últimas Notícias>Internacional
|
19 de agosto de 2010
|
12:42

Estados Unidos iniciam retirada de tropas do Iraque

Por
Sul 21
[email protected]

Milton Ribeiro

Com a retirada da última brigada de combate americana do Iraque, na quarta-feira, os Estados Unidos se preparam para enfrentar uma nova fase da guerra, antes da retirada total das tropas, prevista para o final de 2011. Segundo reportagem do New York Times, o presidente Barack Obama planeja um grande esforço civil, que precisará do apoio de empresas privadas.

Com a partida de cerca de quatro mil militares, os EUA ainda mantêm 55 mil deles no Iraque, realizando tarefas não mais associadas a combates. O número deve cair para 50 mil até o fim deste mês e, segundo o NY Times, em outubro de 2011, o Departamento de Estado assumirá a responsabilidade pelo treinamento de policiais iraquianos, tarefa que será realizada em grande parte por empresas contratadas.

Para proteger os diplomatas em território iraquiano, a reportagem afirma que o Departamento de Estado americano está planejando mais do que dobrar o número de seguranças privados, que passariam de 7 mil. Defendendo mais de cinco bases ao redor do país, os contratados vão operar radares para alertar sobre ataques aéreos, procurar bombas em estradas, realizar voos de reconhecimento e até participar de forças de reação rápida para ajudar civis em perigo, diz o texto.

Retirada total até 2012 é questionada

Apesar de a Casa Branca garantir que a transferência para os civis – cerca de 2.400 pessoas que trabalharão na embaixada em Bagdá e em outros postos diplomáticos – será realizada no prazo e ajudará a garantir estabilidade do Iraque, a pequena presença de militares levou alguns veteranos da guerra a sugerirem que tropas adicionais serão necessárias depois de 2011. O governo iraquiano insiste que o prazo para a retirada acertado com o ex-presidente George W. Bush (até 2012) seja cumprido, mas o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, sugeriu que os planos podem mudar.

– Se um novo governo for formado lá (no Iraque) e eles quiserem conversar sobre além de 2011, nós estamos obviamente abertos para essa discussão – disse Gares, na semana passada, mencionando a formação de um governo, ainda pendente desde as eleições iraquianas de março deste ano.

Com informações da SRZD, Globo e New York Times


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora