Lula e Ortega pedem calma a Colômbia e Venezuela

Por
Sul 21
[email protected]

Milton Ribeiro

Tanto a situação em Honduras – “uma ferida ainda aberta” – como a crise entre colombianos e venezuelanos foram analisadas pelos dois governantes numa reunião realizada ontem, a portas fechadas, durante a primeira visita oficial de Ortega ao Brasil.

Com relação à crise entre Colômbia e Venezuela, Lula destacou que, em sua opinião, “não há conflito” além do verbal, e considerou que é necessário “ter paciência e calma” até 7 de agosto, quando o atual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, passará o poder a Juan Manuel Santos.

Lula disse que conversará sobre o assunto com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante a visita oficial que fará à Venezuela em 6 de agosto, e que nesse mesmo dia viajará a Bogotá para se reunir com Uribe e Santos.

“Estamos dispostos a construir a paz na América do Sul”, e para isso é fundamental “recuperar a normalidade” nas relações entre Caracas e Bogotá, apontou o presidente.

Sobre essa situação, Ortega lembrou os conflitos que há três décadas sacudiam os países centro-americanos, e que foram superados quando “houve disposição para o diálogo” entre todas as partes envolvidas.

Com informações do portal Terra


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora