Últimas Notícias>Internacional
|
16 de julho de 2010
|
12:49

Haiti recebe apenas 2% dos recursos prometidos

Por
Sul 21
[email protected]

Núbia Silveira

Há seis meses, quando o Haiti foi abalado por um intenso terremoto, autoridades do mundo inteiro se comprometeram a ajudar na reconstrução do país caribenho.  A expectativa era de que o Haiti  recebesse 10 bilhões de dólares (R$ 17 bilhões). Até agora, apenas 2% dos recursos prometidos foram recebidos e mais de 1,6 milhão de pessoas continuam sem casas.

As informações foram dadas ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas pelo enviado do governo haitiano Leslie Voltaire. Ele também revelou que as estatísticas foram revisadas: mais de 300 mil pessoas morreram em consequência do terremoto, 250 mil edifícios foram destruídos e milhares de hectares de terra ficaram cobertos por entulhos. Rajiv Shah, administrador da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) afirma que “um  tremendo desafio é como remover 25 milhões de metros cúbicos de escombros, que provavelmente representem 20 vezes mais que os deixados por outras tragédias, como os atentados de 11 de setembro de 2001, em Washington e Nova York”.

A Organização Mundial da Saúde informou que, apesar das péssimas condições do país, 90% dos moradores da capital Porto Príncipe afetados pelo terremoto hoje têm acesso aos serviços de saúde. Antes do desastre, apenas 56% tinham acesso a esses serviços. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) 275 mil crianças foram imunizadas contra enfermidades mortais.

Com informações da ONU/Brasil e Revista Fórum


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora