Brasil se propõe a mediar paz entre Colômbia e Venezuela

Por
Sul 21
[email protected]

Nubia Silveira

Depois de anunciar o rompimento de relações diplomáticas com a Colômbia, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu  telefonemas dos presidentes Lula e Cristina Krischner, da Argentina.  Lula expressou sua preocupação com o fato e  teria aconselhado Chávez a recorrer à via diplomática para resolver o impasse. O Brasil – de acordo com declarações do Assessor  Especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia – vai atuar para resolver o impasse entre os dois países.

Garcia diz estar convicto de que, com a posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, a situação entre Venezuela e Colômbia irá se “recompor”. “Há disposição (de conversar) dos dois governos no futuro próximo, com a posse do presidente Santos”, disse . “Estou convencido de que haverá vontade das duas partes de resolver isso”, completou.

Novo governo promete esforço

Angelino Garzón, que tomará posse no próximo dia 7 como vice-presidente colombiano, afirmou que o novo governo fará “todo possível” para retomar as relações diplomáticas com a Venezuela. “Faremos todo o possível e utilizaremos todos os amigos que temos em diferentes países do mundo e buscaremos todos os mecanismos diplomáticos para melhorar e fortalecer as relações com os países da região, incluindo a venezuela”, disse Garzón, que está em visita a Quito, no Equador.

Com informações da Agência Brasil e de O Estado de S.Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora