Candidato Verde descarta alianças para segundo turno na Colômbia

Por
Sul 21
[email protected]

O candidato do Partido Verde à presidência da Colômbia, Antanas Mockus, descartou nesta semana alianças políticas com os partidos derrotados no primeiro turno das eleições, no domingo passado. Ele disputará o segundo turno contra o candidato governista de direita, Juan Manuel Santos.

“Estamos convocando alianças cidadãs, e não acordos políticos. Este tipo de acordo político entre partidos viola a filosofia do Partido Verde”, disse Mockus em entrevista coletiva sobre a estratégia eleitoral para o segundo torno, no dia 20 de junho.

Mockus pediu o apoio dos partidários dos candidatos derrotados no primeiro turno, e aos que não votaram no domingo passado, mas destacou que não promete nada em troca destes votos. “Aqui não há nada para distribuir”.

O líder do Partido Verde visa especialmente a quatro candidatos derrotados no primeiro turno: Germán Vargas Lleras, do Câmbio Radical (direita); Noemí Sanín, do Partido Conservador; Gustavo Petro, do Pólo Democrático Alternativo (esquerda); e o liberal Rafael Pardo.

Sobre Vargas Lleras, que obteve 10% dos votos, Mockus disse que ele provou “ter analisado ponderadamente a situação do país”. “Em suas propostas há muitas ferramentas úteis”.
Mockus destacou que ele e Petro concordam com a urgência de se “recuperar para o povo o poder político e econômico, e garantir às vítimas do conflito armado a devolução de suas terras”.

Em relação a um eventual apoio do Polo Democrático Alternativo, Mockus foi claro em descartar qualquer “acordo político”, mas pediu os votos “individuais” desta agrupação, que no domingo obteve 9,1% dos votos.
Mockus também destacou a “tenacidade de Sanín e seu apelo permanente pela recuperação da transparência no setor público e pelo apoio aos setores mais vulneráveis”.
Sobre Rafael Pardo, o líder dos Verdes salientou seu “preparo e capacidade intelectual”, e suas “propostas para construir uma Colômbia justa”.

Mockus obteve 21,5% dos votos no primeiro turno, contra 46,5% para Santos, candidato do Partido da Unidade Nacional (direita).
O Partido Conservador e o Câmbio Radical integram a coalizão de governo do presidente Álvaro Uribe, que lançou Santos.

com Folha On line


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora