União Europeia e Mercosul retomam diálogo comercial

Por
Sul 21
[email protected]

Importância do encontro é ofuscada pelo acordo sobre energia nuclear do Irã

Depois de negociar o polêmico acordo entre Irã e Turquia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no início da tarde de hoje (17) em Madri, para os debates da 6ª Cúpula União Europeia, Mercosul e Caribe. Lula participa de uma série de discussões sobre a retomada das negociações com objetivo de pôr fim aos obstáculos que hoje limitam os acordos comerciais entre países europeus e os que integram o Mercosul. No início deste mês, houve sinalização sobre o interesse de ambas as partes para reiniciar o diálogo.

Os países membros do bloco sul-americano apresentaram propostas de abertura no setor industrial e aguardam que os europeus indiquem compensações na área agrícola. Do lado brasileiro, há expectativa para a possibilidade de alcançar um acordo de livre comércio de forma equilibrada. De acordo com a Agência Brasil, as exportações do Mercosul para a União Europeia atingiram, em média, US$ 55 bilhões, no período de 2006 a 2008 – ou seja 20% das vendas para o mundo. Os países da União Europeia são os principais investidores diretos na região do Mercosul.

No entanto, durante a cúpula, foram outros três assuntos que predominaram na imprensa internacional: a crise econômica que atingiu a Grécia e, em menor escala, Portugal e Espanha; e a situação de Honduras. Para a maioria dos países do Mercosul, o país deve ser mantido suspenso da Organização dos Estados Americanos (OEA) até que o presidente Porfirio “Pepe” Lobo adote algumas medidas consideradas fundamentais.

Negociações com Irã

O terceiro tema que tem ofuscado, na imprensa,as tratativas econômicas de Lula em Madri é o resultado dos dois dias que o presidente brasileiro passou em Teerã, capital do Irã. Nas negociações que manteve no país, Lula fechou um acordo com o apoio do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro da Turquia, Tayyiq Erdogan. De acordo com a tratativa, o Irã se compromete a enviar o urânio levemente enriquecido a 3,5% para a Turquia em troca do produto enriquecido a 20%.

Responsáveis da União Europeia consideraram hoje, em Madri, que o acordo de troca de combustível nuclear iraniano por urânio enriquecido continua sendo insuficiente para solucionar os problemas de fundo do programa, como noticia a Agência Lusa. O anúncio pode “constituir passo em uma boa direção” se os pormenores do acordo forem confirmados, mas “ele não responde a todas as inquietações sobre o programa nuclear iraniano”, declarou um porta-voz diplomático da União Européia, Catherine Ashton.

Tribunal Permanente dos Povos tem início em Madri

De forma paralela à reunião de chefes de estado na 6ª Cúpula União Europeia, Mercosul e Caribe, e sob o lema “Contra a Europa do capital, a guerra e suas crises”, a Espanha acolhe desde a última sexta-feira (14) a IV Cúpula dos Povos.  O encontro discute vias de integração alternativas aos projetados acordos de livre comércio, induzidos por diversos governos de ambas as regiões. Quatorze casos de acusações ao modo de operação de empresas européias na América Latina e no Caribe foram apresentados na última sexta-feira (14) no Tribunal Permanente dos Povos (TPP). Foram apresentados cerca de 30 casos no último fim de semana.

(Com Prensalatina, EFE e Agência Brasil)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora