Lula viaja com apoio da França e da Rússia para acordo nuclear com Irã

Por
Sul 21
[email protected]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou no final da tarde desta quarta-feira, 12, para viagem de uma semana a cinco países. A mais polêmica será ao Irã. Lula deve estar naquele país no dia 16, pois na agenda estão programadas visitas também à Rússia, Catar, Espanha e Portugal. O governo brasileiro vê uma janela de oportunidade na disposição do Irã, de chegar a uma solução negociada a respeito do seu programa nuclear. A intenção do presidente brasileiro é “aprofundar o diálogo político e estimular o comércio bilateral”.

Foto Eduardo Seidl/26.01.10

A posição brasileira tem apoios consistentes. O governo russo tem grande expectativa em relação à viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Irã, afirmou nesta quarta-feira o embaixador do Brasil na Rússia, Carlos Antonio da Rocha Paranhos. A Rússia, que tem poder veto no Conselho de Segurança da ONU, é um dos protagonistas nas negociações sobre o programa nuclear iraniano. A exemplo do Brasil, a Rússia mantém um programa nuclear para fins pacíficos, sobretudo para gerar eletricidade, tem em sua Constituição um veto ao uso da tecnologia para a construção de armas nucleares e defende que o Irã tenha o mesmo direito.

Na França, a posição é semelhante. Ontem, o ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, afirmou que a França apoia “plenamente as providências” do presidente Lula. O chanceler se reuniu na semana passada em Teerã com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e com outras autoridades da República Islâmica.

Lideradas pelos EUA, potências ocidentais acusam Teerã de buscar a fabricação de armas nucleares e defendem a aplicação de novas sanções contra o país persa pela ONU. O governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad nega ter tal intenção, alegando que seu programa nuclear tem fins pacíficos. As potências ocidentais alertam que o Irã está aproveitando a iniciativa do Brasil para ganhar tempo na disputa.

Fonte: Folha de SP/Estadão

Brasil vê flexibilidade do Irã e espaço para acordo nuclear

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u731868.shtml

Brasil diz que Irã não precisa provar inocência

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/brasil-diz-que-ira-nao-precisa-provar-inocencia-20100416.html


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora